Estátua da Pequena Sereia, em Copenhague, foi vestida com máscara contra gases, segundo resgistro do site Don´t Nuke the Climate| Foto: Site Don´t nuke The Climate / AFP

Os mais de 190 países que negociam na 15ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-15), em Copenhague, um acordo para limitar o aquecimento global estão fazendo um bom progresso nas conversas, afirmou nesta quinta-feira (10) o secretário-executivo da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Clima, Yvo de Boer. Segundo ele, há avanços especialmente na área de tecnologia para combate às mudanças climáticas em países em desenvolvimento. "Há seriedade real agora para negociar e bons progressos têm sido feitos em uma série de áreas, especialmente na de tecnologia", disse De Boer, durante entrevista coletiva no quarto dia de negociações.

CARREGANDO :)

O secretário-executivo notou que as grandes expectativas em torno da conferência em Copenhague "deixam as pessoas nervosas". Após alguns dias de conversas, disse, as pessoas estão mais calmas e "prontas para enfrentar o trabalho. "E é nesse ponto que estamos", afirmou. Segundo um documento em negociação, os países concordaram que um novo "órgão executivo" deve ser estabelecido, que seria responsável por "acelerar a ação em desenvolvimento e transferência de tecnologia" no combate às mudanças climáticas.

Os países em desenvolvimento, que têm na China um de seus membros mais importantes e mais francos defensores, querem receber dinheiro e novas tecnologias das nações industrializadas para diminuir os efeitos negativos da mudança climática e conter suas próprias emissões. Porém, o tema é delicado, pois dá margem a discussões sobre direitos de propriedade intelectual e patentes.

Publicidade