Depois que o programa de Paige McKenzie no YouTube teve 130 milhões de visualizações, ela começou a transformar a história em romances para jovens adultos| Foto: Leah Nash /The New York Times

Há quase cinco anos, uma animada garota de 16 anos chamada Paige McKenzie enviou um vídeo de 68 segundos para o YouTube. “Sei que isso é meio estranho”, ela diz, e depois revela que sua casa é assombrada e que pretende filmar o fantasma.

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Cerca de 130 milhões de visitas mais tarde, a série de Paige, “The Haunting of Sunshine Girl”, virou seu trabalho. Ela diz que passa 80 horas por semana filmando, atuando e editando o programa, e trocando mensagens com os espectadores.

“Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat, Tumblr, Google Plus, YouTube, Meerkat, ocasionais sinais de fumaça, você sabe”, diz ela quando pergunto como interage com seu fãs. “A interação é fundamental. Estou disponível. Minha vida está no YouTube.”

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Agora, com uma estranha inversão do habitual processo de adaptação livro/filme, Paige está transformando seu programa em uma série de romances para jovens adultos. A história segue a heroína adolescente, Sunshine Griffith, que investiga o espírito que assombra sua casa e tenta salvar sua mãe da possessão demoníaca. O primeiro livro, “The Haunting of Sunshine Girl”, foi lançado no mês passado pela Weinstein Books, endossado pelo escritor R.L. Stine e pelo cineasta Wes Craven.

“Sunshine Girl”, escrito com uma colaboradora, é a mais recente adaptação literária a emergir do YouTube. As editoras também lançaram “The Pointless Book”, de Alfie Deyes, “Girl Online”, de Zoe Sugg, e “Grace’s Guide”, de Grace Helbig. Até agora, o resultado é um tanto irregular. “Epic Meal Time”, livro de receitas lançado pela Gallery Books e baseado em um programa do YouTube com mais de 6,7 milhões de assinantes, vendeu apenas 2.192 cópias.

“Estou na expectativa. Ainda me pergunto se o conceito de pessoas que assistem vídeos e querem comprar o livro vai se tornar algo comum”, disse Jennifer Bergstrom, da Gallery Books, que irá publicar um livro da comediante do YouTube, Miranda Sings, em julho.

A Weinstein Books fez uma campanha de marketing destinada à audiência de Paige noYouTube e outra aos potenciais leitores que nunca ouviram falar dela.

Um programa de televisão — baseado no romance baseado no YouTube — está sendo produzido pela Weinstein Co., e o contrato de Paige a inclui como principal atriz.

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O projeto começou em 2010 quando um produtor de filmes, Nick Hagen, entrou em contato com Mercedes Rose, mãe de Paige, atriz e dubladora, para falar sobre uma colaboração em um programa do YouTube. Mercedes, sua filha e Hagen formaram uma empresa de produção, a Coat Tale Productions. Eles rapidamente aprenderam alguns truques para atrair audiência, como usar avisos dizendo “Não Assista!”. Houve rumores de que as aparições fantasmagóricas eram reais. Quase um ano depois, os vídeos já tinham mais de cinco milhões de visualizações. A série tem hoje cerca de US$6 mil por mês em publicidade.

Agora com 20 anos e vivendo em Portland, Oregon, Paige diz que Sunshine é “99,8 por cento” baseada nela mesma.

Em 2013, a agente literária Mollie Glick apresentou Paige a uma jovem escritora, Alyssa B. Sheinmel, que escreveu três capítulos e estruturou a trama. O livro veio rapidamente. No ano passado, a Weinstein comprou um manuscrito parcial em um leilão — em um negócio envolvendo dois livros e mais de US$ 100 mil —, além dos direitos de filmagem, negociados separadamente. A empresa recentemente comprou um terceiro livro.

Ao ser perguntada sobre seu processo de escrita, Paige prontamente reconhece que Alyssa fez a maior parte.

“Não posso fazer isso sozinha, você está louco? Nunca escrevi um livro. Não sei fazer isso”, disse ela.

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