A primeira missão de observadores da ONU chegará no domingo à Síria para supervisionar o cessar-fogo, disse à AFP um porta-voz das Nações Unidas.
"Imediatamente depois que o Conselho de Segurança aprovou a resolução, cinco ou seis observadores militares pegaram um avião. Provavelmente chegarão à Síria amanhã (domingo)", explicou Kieran Dwyer, porta-voz do departamento de operações para a paz da ONU, que acrescentou que outras 25 pessoas viajarão "nos próximos dias".
Uma parte dos observadores é proveniente da sede da ONU em Nova York, disse Dwyer.
"A maioria vamos mover de missões próximas à região, por isso teremos pessoas experientes", disse Dwyer.
"Sua principal tarefa será estabelecer um quartel-general e depois rapidamente tentarão entrar em contato com o governo sírio e com suas forças de segurança, assim como com as forças da oposição".
O Conselho Nacional Sírio (CNS), principal coalizão opositora ao regime de Bashar al-Assad, comemorou a resolução deste sábado do Conselho de Segurança da ONU para o envio dos observadores à região.
Em um comunicado assinado por seu presidente Burhan Ghaliun e do qual a AFP recebeu uma cópia, o CNS diz estar "pronto para atuar para que o plano (do enviado Kofi) Annan tenha sucesso", em referência à instauração de um cessar-fogo após um ano de violência que deixou mais de 10 mil mortos.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo