Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
confronto

Oito soldados dos EUA morrem em batalha no leste do Afeganistão

Insurgentes atacaram postos avançados afegãos perto da fronteira do Paquistão, matando oito soldados norte-americanos e isolando dezenas de policiais afegãos, revelaram autoridades no domingo. Foi a batalha mais mortífera em mais de um ano.

A Otan disse que pelo menos dois soldados afegãos morreram ao lado dos oito americanos. As autoridades provinciais afegãs disseram que perderam contato com dezenas de policiais afegãos após o ataque, que durou um dia inteiro, e não sabem se eles estão vivos ou mortos.

Os combates aconteceram no distrito de Kamdesh, na província de Nuristan, entre montanhas altas na fronteira oriental com o Paquistão, no sábado, mas só foram relatados às autoridades no domingo.

A batalha mostra a ferocidade da insurgência em uma parte do país em que as forças americanas decidiram abandonar, após anos de combates pesados. As tropas já tinham anunciado planos para retirar-se da área, como parte da estratégia traçada pelo comandante general Stanley McChrystal de concentrar suas forças em centros demográficos.

Segundo a Força Internacional de Assistência à Segurança, liderada pela Otan, milicianos de uma mesquita local e de um vilarejo próximo lançaram os ataques sobre dois postos avançados conjuntos da Otan e do Afeganistão. Os soldados da Otan que estão na região são americanos.

O coronel Randy George, comandante da força americana na área montanhosa oriental, que faz fronteira com o Paquistão, expressou no comunicado sua condolências para as famílias e os colegas dos soldados mortos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.