Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Primeira Guerra

Países lembram o Dia do Armistício; entenda o significado da data

Soldado da cavalaria britânica entre instalação de flores feita em Londres para celebrar o Dia do Armistício. | Stefan Wermuth/Reuters
Soldado da cavalaria britânica entre instalação de flores feita em Londres para celebrar o Dia do Armistício. (Foto: Stefan Wermuth/Reuters)
Multidão assiste às celebrações do Dia do Armistício em Londres. |

1 de 9

Multidão assiste às celebrações do Dia do Armistício em Londres.

Roy Hodgson (esq.), técnico da seleção inglesa de futebol, e o jogador Wayne Rooney (dir.) participaram de homenagem pelo Dia do Armistício. |

2 de 9

Roy Hodgson (esq.), técnico da seleção inglesa de futebol, e o jogador Wayne Rooney (dir.) participaram de homenagem pelo Dia do Armistício.

Flor no túmulo do soldado desconhecido lembra o Dia do Armistício em cemitério de Belgrado, na Sérvia. |

3 de 9

Flor no túmulo do soldado desconhecido lembra o Dia do Armistício em cemitério de Belgrado, na Sérvia.

Crianças caminham pelo cemitério de Belgrado, na Sérvia, durante comemorações do Dia do Armistício. |

4 de 9

Crianças caminham pelo cemitério de Belgrado, na Sérvia, durante comemorações do Dia do Armistício.

Presidente francês François Hollande participa de solenidade do Dia do Armistício em Paris. |

5 de 9

Presidente francês François Hollande participa de solenidade do Dia do Armistício em Paris.

Policiais fazem a segurança na Champs Elysées, em Paris, para o Dia do Armistício. |

6 de 9

Policiais fazem a segurança na Champs Elysées, em Paris, para o Dia do Armistício.

Veteranos participam de solenidade do Dia do Armistício em Malta. |

7 de 9

Veteranos participam de solenidade do Dia do Armistício em Malta.

Em Sydney, na Austrália, veteranos celebram na mesma data o Remembrance Day (Dia da Lembrança), que também homenageia os combatentes de guerra. |

8 de 9

Em Sydney, na Austrália, veteranos celebram na mesma data o Remembrance Day (Dia da Lembrança), que também homenageia os combatentes de guerra.

Os norte-americanos também lembram hoje seus veteranos de guerra, no Veterans Day (Dia dos Veteranos). Na foto, cerimônia em Concord, Massachusetts. |

9 de 9

Os norte-americanos também lembram hoje seus veteranos de guerra, no Veterans Day (Dia dos Veteranos). Na foto, cerimônia em Concord, Massachusetts.

Há 96 anos, chegava ao fim um dos maiores conflitos da história da humanidade. Com a assinatura de um acordo de paz entre as nações envolvidas, em 11 de novembro de 1918 estava oficialmente encerrada a Primeira Guerra Mundial. A data foi oficializada como o Dia do Armistício e todos os anos é lembrada, especialmente na Europa.

Deflagrada em 1914, a Primeira Grande Guerra foi consequência do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do império austro-húngaro. O episódio deu início a um conflito entre duas alianças, os Aliados (liderados por França, Reino Unido e Rússia) e os Impérios Centrais (Alemanha, Itália e Áustria-Hungria). Foram quatro anos de confronto, até que em 1918 os Impérios Centrais se renderam.

Em 11 de novembro de 1918 a Alemanha concordou com um cessar-fogo e às 11 horas (11ª hora do 11º dia do 11º mês do ano) entrou em vigor o armistício. Estava encerrada a guerra.

O Dia do Armistício pelo mundo

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.