Um artigo publicado na semana passada no jornal indiano "The Hindu" afirma que o escritor brasileiro Paulo Coelho foi um dos "inspiradores" de um livro do líder terrorista tchetcheno Shamil Basayev, morto em 2006, e que chegou a ser considerado o terrorista mais procurado da Rússia.

CARREGANDO :)

O artigo, de Praveen Swami, cita o prefácio do livro "The Book of the Mujahi", publicado por Basayev em 2004, no qual ele relata ter lido Paulo Coelho no ano anterior.

"No fim de março do ano passado", escreve Basayev no prefácio. "Eu tive duas semanas de tempo livre e tive acesso ao "Manual do Guerreiro da Luz". Eu quis retirar deste livro benefícios para a mujahideen (guerra santa) e por isso reescrevi a maior parte do meu livro, retirando alguns dos excessos e fortalecendo-o com versõs do Corão, do Hadiz e de histórias da vida dos discípulos (de Maomé)."

Publicidade

Apesar da morte de Basayev, a guerrilha tchetchena segue ativa, e assumiu responsabilidade pelos ataques que mataram ao menos 40 pessoas no metrô de Moscou em 29 de março.

Veja também
  • Putin promete capturar responsáveis por atentado
  • Criminosos vendem material nuclear falso à Al-Qaeda, dizem EUA
  • Ataque da Otan mata 4 em ônibus no Afeganistão e dá início a protestos
  • Militares libertados pelas Farc na Colômbia relatam torturas