Após mais de dois dias navegando no espaço, a nave russa Soyuz TMA-8 chegou na madrugada deste sábado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), levando o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, o americano Jeffrey William e o russo Pavel Vinogradov.
A Soyuz, em órbita terrestre desde seu lançamento na quinta-feira do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, alugado pela Rússia, atracou na ISS às 1h19m, de acordo com o Centro de Controle de Vôos Espaciais (TSOUP). "A acoplagem foi suave e a tripulação agora está se preparando para abrir as escotilhas e entrar na ISS", informou um porta-voz do controle da missão. A bordo da estação, Bill McArthur e o russo Valery Tokarev aguardavam. Os dois já estão na Estação Espacial Internacional desde outubro de 2005 e acompanharão Pontes na viagem de volta. "Marcos está bem?" foi a primeira pergunta de Tokarev quando a escotilha foi aberta.
Todos a bordo da estação. O astronauta Marcos Pontes segura a bandeira brasileira Às 3h01m, um Marcos Pontes muito sorridente flutuou para dentro da estação carregando a bandeira do Brasil. Em seguida, entraram Pavel Vinogradoc e Jeffrey Williams. O russo e o americano ficarão na estação durante seis meses e o brasileiro, pouco mais de uma semana. Quando todos estavam a bordo, foi lida uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao astronauta brasileiro.
Se a acoplagem não fosse possível por motivos técnicos, estava prevista uma manobra de emergência, com o envio automático da Soyuz a um dos 12 pontos da Terra previamente estabelecidos pela Rússia.
Vinogradov e Williams, que constituirão a 13ª tripulação permanente da ISS, vão permanecer seis meses a bordo da estação, que gira em torno da Terra.
Marcos Pontes ficará oito dias a bordo da Estação Espacial Internacional. Em ambiente de microgravidade, o astronauta testará oito experimentos científicos desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa brasileiras.
O astronauta conversará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, por cerca de dez minutos, na próxima quarta-feira.
Outros dois contatos com a Terra estão previstos, mas ainda sem data definida: uma videoconferência com jornalistas e outra com técnicos da missão.
A Soyuz inicia o retorno à Terra no dia 8 de abril.
A viagem do brasileiro ao espaço é fruto de um acordo firmado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) em outubro de 2005. O Brasil vai ao espaço 45 anos depois que o russo Yuri Gagarin fez a primeira viagem, em 1961.
O nome da missão brasileira é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont. Ela foi batizada de "Centenário", numa alusão aos 100 anos do primeiro vôo do 14 BIS, construído por Santos Dumont.
Veja como foi o lançamento da nave Soyuz. Ligue o som do seu computador. O link remete ao site oficial do astronauta brasileiro
- Soyuz acopla na Estação Espacial Internacional
- Pouco conforto e comida fria na viagem de Pontes à ISS
- Imprensa internacional registra viagem de Pontes
- Pontes entra para a História como o primeiro brasileiro a deixar a Terra
- Médico de Pontes critica Agência Espacial Brasileira
- Marcos Pontes já está a caminho de estação espacial