O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou neste domingo (16) que postergará uma viagem para o Azerbaijão nesta segunda-feira para colaborar com negociações em Teerã sobre o programa nuclear iraniano, de acordo com a agência de notícias estatal Anatólia.
Erdogan já havia admitido na sexta-feira a possibilidade de não acompanhar seu ministro das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, na viagem para o Azerbaijão. A decisão se deve à falta de colaboração iraniana com uma proposta aprovada pelas Nações Unidas em outubro, para que o Irã enriqueça urânio em um terceiro país. O plano evitaria que o Irã tivesse os estoques de urânio enriquecido necessários para produzir armas nucleares.
O governo iraniano já tinha convidado Erdogan para as negociações, para coincidir com a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Turquia e Brasil são membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e ambos têm resistido aos esforços dos Estados Unidos para introduzir novas sanções contra o Irã.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Deixe sua opinião