O presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro britânico Gordon Brown deram mostra das boas relações anglo-francesas nesta sexta-feira. Em Paris, os chefes de Governo anunciaram iniciativas comuns, entre as quais uma visita conjunta a Darfur, a região oeste do Sudão, que sofre com uma sangrenta guerra civil.
Sarkozy - que assumiu a presidência francesa no dia 16 de maio após vencer as eleições no início do mês - e Brown tiveram sua primeira reunião, por ocasião da segunda visita internacional do novo primeiro-ministro britânico, que substituiu Tony Blair no cargo no dia 27 de junho.
As relações entre os dois predecessores, Jacques Chirac e Tony Blair, tiveram momentos complicados e se viram afetadas duramente por divergências nas posições francesas e britânicas em relação à guerra no Iraque.
O conflito em Darfur, o combate ao aquecimento global, os projetos comuns de defesa e a luta antiterrorista foram os pontos principais na pauta da reunião de uma hora e meia no palácio do Eliseu.
"Há uma vontade comum por parte de Gordon Brown e de mim mesmo de trabalhar juntos, reforçar os laços entre o Reino Unido e a França e tomar iniciativas para que a Europa avance", afirmou Sarkozy.
Ao terminar uma reunião com Brown, Sarkozy ressaltou que França e Grã-Bretanha defendem um mesmo projeto de resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas para a rápida mobilização da força de manutenção da paz da União Africana e da ONU.
"Pediremos a nossos dois ministros das Relações Exteriores que levem a mesma mensagem. Trata-se de uma mensagem simples: essa situação não pode durar mais, há urgência, há pessoas que morrem e pessoas que sofrem, isso deve terminar", declarou o presidente francês.
"Estamos dispostos, se a resolução for votada, a ir a Darfur, ao Chade e ao Sudão juntos", acrescentou.
Deixe sua opinião