O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, vai apoiar a candidata socialista francesa à Presidência, Ségolène Royal, em uma grande passeata nesta semana, disse ela nesta terça-feira, trazendo o segundo líder europeu em uma semana para aumentar suas chances no pleito.
A socialista Royal, que está atrás do rival de direita Nicolas Sarkozy nas pesquisas para o segundo turno em 6 de maio, disse que Prodi ofereceu-se para juntar-se a ela no cidade de Lyon na sexta-feira. "É uma contribuição muito importante porque nós talvez tenhamos de reconstruir a Europa sobre novas bases", disse Royal sobre Prodi, que lidera um governo de centro-esquerda na Itália.
Tanto Sarkozy quanto Royal precisam cortejar partidários do candidato centrista que ficou em terceiro lugar no primeiro turno no domingo, Francois Bayrou, se quiserem ganhar a eleição.
Prodi louvou Bayrou como um "corajoso europeu" antes do primeiro turno da eleição. Na segunda-feira, ele fez um apelo para Royal forjar uma aliança com o centrista, dizendo: "Isto daria alguma claridade e ordem para a cena política francesa".
Royal reiterou uma oferta a Bayrou na terça-feira para tomar parte em um debate público para ver se eles compartilham visões comuns no núcleo político. Bayrou deve dar uma coletiva na quarta-feira, mas aliados dizem que é improvável que ele apoie algum dos candidatos.
A viagem de Prodi à Lyon acontece apenas uma semana depois de o primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero, ter elogiado as qualidade de Royal em um evento da campanha na cidade de Toulouse.
Oposição vê “farol de esperança” em ação contra Moraes nos Estados Unidos
Moraes multa X em R$ 8 milhões e desativada conta na rede; acompanhe o Sem Rodeios
Michelle diz que Bolsonaro é perseguido e que o “Supremo poderoso” dirá sobre prisão
Monte Castelo, 80 anos: cinco razões para celebrar a participação do Brasil na Segunda Guerra