O Quarteto de mediadores do Oriente Médio pretende se reunir no final de setembro para discutir o andamento do processo de paz entre Israel e os palestinos, disse a ONU nesta quarta-feira (20).
O subsecretário-geral para Assuntos Políticos, Lynn Pascoe, disse que os membros do Quarteto - EUA, Rússia, União Européia e a própria ONU - vão aproveitar os debates da Assembléia Geral, na última semana de setembro, para fazer a reunião. Nesta mesma época, também haverá um encontro entre líderes árabes e o secretário-geral Ban Ki-Moon.
"Estas ocasiões vão nos permitir fazer um inventário do progresso alcançado e das lacunas a serem superadas, e para assistir urgentemente a implementação das promessas dos doadores para resolver a iminente crise orçamentária palestina", disse Pascoe.
Entre outubro e o final do ano, deverão faltar 400 milhões de dólares para fechar as contas da Autoridade Palestina, o que significa, segundo o subsecretário, que salários de funcionários públicos podem ficar atrasados.
"Pedimos aos doadores que cumpram as promessas remanescentes e dirijam a assistência externa direta para o apoio orçamentário", acrescentou.
A última reunião do Quarteto ocorreu em junho, em Berlim, com o objetivo de angariar doações que fortaleçam a polícia e o Judiciário palestinos.
Há um ano, o Quarteto nomeou o ex-premiê britânico Tony Blair como seu enviado para a região, especialmente para questões de ajuda econômica. Em novembro de 2007, israelenses e palestinos retomaram o processo de paz, sob auspícios dos EUA, mas desde então houve poucos avanços.