Rebeldes sírios assumiram o controle do principal posto de fronteira com o Iraque em Abu Kamal nesta quinta-feira (19), disseram ativistas da oposição, no mesmo dia em que opositores do presidente da Síria, Bashar al-Assad, invadiram duas passagens fronteiriças com a Turquia.
O chefe do Observatório Sírio para Direitos Humanos, Rami Abdelrahman, disse que os rebeldes disseram-lhe que haviam enfrentado tropas do governo na manhã desta quinta-feira antes de tomarem o posto de controle na fronteira no leste do país, ao longo do rio Eufrates.
O Iraque, por sua vez, fechou o seu principal posto fronteiriço com a Síria e enviou tropas para a fronteira depois que rebeldes sírios tomaram a base de Abu Kamal, disse um prefeito local.
"O posto de Qaim, no lado oposto a Abu Kamal, está fechado e agora sob controle do Exército iraquiano", disse o prefeito de Qaim, Fahan Fitaihan. Tropas iraquianas também assumiram outra base próxima, disse.
Ele afirmou que o Exército Sírio Livre hasteou a sua bandeira no outro lado da fronteira.
Mais cedo, ativistas de oposição disseram que o posto de fronteira sírio com a cidade turca de Jarablus estava em mãos rebeldes após forças de Assad terem abandonado a cidade.
Um combatente sírio rebelde e um porta-voz da oposição também afirmaram que militantes assumiram o controle de prédios de imigração do lado sírio na froteira ao norte da Turquia, em Bab al-Hawa.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião