Anunciado nesta quarta-feira (3) como secretário de Comércio do futuro governo de Barack Obama, Bill Richardson, de 61 anos, é um veterano político do Partido Democrata.
Richardson nasceu em Pasadena (Califórnia), em 15 de novembro de 1947, filho de María Luisa López-Collada Márquez, conhecida figura da alta sociedade mexicana, e William Blaine Richardson, um executivo do Citibank de origem nicaragüense.
Ele foi criado no México e fala tanto espanhol como inglês com a mesma fluência.
Richardson chegou a tentar a candidatura democrata à Presidência nestas eleições, mas desistiu logo no começo da campanha, anunciando apoio a Obama em março, apesar de seu longo relacionamento com o casal Bill e Hillary Clinton.
Durante a presidência de Clinton, ele foi secretário de Energia, embaixador norte-americano na ONU e negociador para obter a libertação de prisioneiros americanos em poder de regimes inimigos.
Entre seus principais feitos está uma reunião com o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein em Bagdá em 1995, que acabou com a libertação de dois reféns americanos. Um ano depois, ele se encontrou com o então chefe de estado cubano, Fidel Castro, e convenceu-o a libertar três dissidentes. Richardson também teve participação na mediação da crise na região sudanesa de Darfur.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano