O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse na semana passada ao seu colega norte-americano, Barack Obama, que está farto de lidar com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a quem considera um mentiroso.
O comentário, feito na semana passada durante uma conversa reservada na cúpula do G-20, em Cannes, foi ouvido por um pequeno grupo de jornalistas, e só agora veio à tona.
"Não suporto o Netanyahu, ele é um mentiroso", disse Sarkozy a Obama, que criticava o presidente francês pelo apoio à adesão palestina à Unesco (agência da ONU para a cultura).
Um repórter da Reuters estava entre os jornalistas presentes e confirmou a veracidade das declarações, divulgadas na terça-feira por um site francês.
Obama disse que, mesmo que Sarkozy esteja farto do líder israelense, é preciso lidar com ele regularmente, segundo a tradução oferecida por um intérprete francês durante a franca conversa em Cannes.
Contrariando a posição dos EUA, a França votou favoravelmente na semana passada à adesão palestina na Unesco, mas disse que irá se abster com relação ao pedido de participação plena da Autoridade Palestina na ONU. Washington e Paris dizem que palestinos e israelenses deveriam retomar o seu processo de paz.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT