O comando das milícias separatistas pró-Rússia anunciou neste sábado (17) a tomada do aeroporto de Donetsk, cidade no leste da Ucrânia e principal forte dos separatistas. "Neste momento todo o aeroporto está sob nosso controle. Não ficou nenhum soldado ucraniano em seu território", disse à agência russa "Interfax" um porta-voz militar da autoproclamada república popular de Donetsk.
Ele assinalou que unidades militares ucranianas se dirigem parao aeroporto desde localidades divisórias. A batalha pelo aeroporto, na periferia norte de Donetsk, se prolonga há vários meses e não é a primeira vez que os pró-Rússia garantem ter tomado o controle das estratégicas instalações aeroportuárias.
O comando militar ucraniano declarou esta manhã que as forças governamentais mantêm suas posições no aeroporto e não têm planos de abandoná-las.
O presidente ucraniano,Petro Poroshenko, afirmou na sexta-feira que a defesa do aeroporto de Donetsk "se inscreverá com letras de ouro na história das Forças Armadas da Ucrânia". A situação na zona do conflito piorou consideravelmente nos últimos dias pelo intensificação das hostilidades que violaram o cessar-fogo declarado 9 de dezembro.
Esta deterioração praticamente paralisou as negociações sobre a implementação dos acordos alcançados em Minsk para a solução política do conflito.
Quase cinco mil pessoas, entre civis e combatentes, morreram nas regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk desde abril do ano passado, quando Kiev lançou uma operação militar contra a sublevação separatista que explodiu após a derrubada do presidente Viktor Yanukovich, em fevereiro de 2014.
- China confirma que 21 morrem e 1 fica desaparecido após barco afundar em Yangtze
- Houthis sequestram chefe de gabinete do presidente do Iêmen
- Revista "Charlie Hebdo" amplia sua tiragem para 7 milhões de exemplares
- Primeiro-ministro japonês promete apoio a países do Oriente Médio que combatem Estado Islâmico
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia