Dois dias, quatro horas e 13 minutos após a decolagem da Base de Baikonur, no Cazaquistão, a nave russa Soyuz TMA-8 chega na madrugada desta sábado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), levando o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, o americano Jeffrey William e o russo Pavel Vinogradov.
Precisamente às 1h13m do dia 1º de abril, a Soyuz fará a primeira tentativa de acoplagem à ISS. O curso da nave será corrigido -manual ou automaticamente - à medida que esta se aproximar do compartimento de acoplagem da Estação Espacial Internacional. Em caso de problemas técnicos, uma segunda abordagem está prevista para o domingo.
Marcos Pontes ficará oito dias a bordo da Estação Espacial Internacional. Em ambiente de microgravidade, o astronauta testará oito experimentos científicos desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa brasileiras.
O astronauta também conversará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Re- zende, por cerca de dez minutos, na próxima quarta-feira.
Outros dois contatos com a Terra estão previstos, mas ainda sem data definida: uma videoconferência com jornalistas e outra com técnicos da missão.
A Soyuz inicia o retorno à Terra no dia 8 de abril. Acompanharão Marcos Pontes na viagem de volta os astronautas Bill McArthur e Valery Tokarev, que estavam na Estação Espacial Internacional desde outubro de 2005.
A viagem do brasileiro ao espaço é fruto de um acordo firmado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) em outubro de 2005. O Brasil vai ao espaço 45 anos depois que o russo Iuri Gagarin fez a primeira viagem, em 1961.
O nome da missão brasileira é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont. Ela foi batizada de "Centenário", numa alusão aos 100 anos do primeiro vôo do 14 BIS, construído por Santos Dumont.
Deixe sua opinião