Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Astronauta brasileiro

Soyuz chega à ISS na madrugada de sábado

Dois dias, quatro horas e 13 minutos após a decolagem da Base de Baikonur, no Cazaquistão, a nave russa Soyuz TMA-8 chega na madrugada desta sábado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), levando o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, o americano Jeffrey William e o russo Pavel Vinogradov.

Precisamente às 1h13m do dia 1º de abril, a Soyuz fará a primeira tentativa de acoplagem à ISS. O curso da nave será corrigido -manual ou automaticamente - à medida que esta se aproximar do compartimento de acoplagem da Estação Espacial Internacional. Em caso de problemas técnicos, uma segunda abordagem está prevista para o domingo.

Marcos Pontes ficará oito dias a bordo da Estação Espacial Internacional. Em ambiente de microgravidade, o astronauta testará oito experimentos científicos desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

O astronauta também conversará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Re- zende, por cerca de dez minutos, na próxima quarta-feira.

Outros dois contatos com a Terra estão previstos, mas ainda sem data definida: uma videoconferência com jornalistas e outra com técnicos da missão.

A Soyuz inicia o retorno à Terra no dia 8 de abril. Acompanharão Marcos Pontes na viagem de volta os astronautas Bill McArthur e Valery Tokarev, que estavam na Estação Espacial Internacional desde outubro de 2005.

A viagem do brasileiro ao espaço é fruto de um acordo firmado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) em outubro de 2005. O Brasil vai ao espaço 45 anos depois que o russo Iuri Gagarin fez a primeira viagem, em 1961.

O nome da missão brasileira é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont. Ela foi batizada de "Centenário", numa alusão aos 100 anos do primeiro vôo do 14 BIS, construído por Santos Dumont.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.