Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
erupção no chile

Turismo para Argentina terá pouco impacto, diz Abav

A nuvem de cinzas produzida pelo vulcão chileno Puyehue-Caulle, que levou à suspensão de voos nesta terça-feira (7), não deve impactar o fluxo de turistas para a Argentina, um dos principais destinos internacionais dos brasileiros nesta época do ano. A avaliação é do diretor de assuntos internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Leonel Rossi Jr.. Ele acredita que a situação deve ser controlada em alguns dias, antes do início da temporada de inverno de Bariloche, no final de junho. "Nós acreditamos que tem bastante tempo para a nuvem se dissipar e que, em alguns dias, isso já esteja fora de questão."

Hoje, em torno de 400 mil brasileiros visitam a Argentina durante o inverno, sendo que pelo menos 300 mil buscam destinos onde encontram neve e esqui. A nuvem de cinzas gerada pelo vulcão chileno, na avaliação do diretor da Abav, não pode ser comparada com a formada no ano passado por um vulcão islandês, que interrompeu por vários dias o tráfego aéreo na Europa. "Eu acredito que isso não dure muito tempo. Não é uma coisa tão pesada como foi na Europa, na Islândia."

A estimativa da entidade é de que a venda de pacotes de viagem apresente nesta época do ano um resultado semelhante ao do ano passado. "Eu diria que deve empatar com o ano passado, não deve registrar, por exemplo, um crescimento nos porcentuais observados no início do ano", afirmou.

De acordo com o diretor da Abav, a venda de pacotes de viagem apresentou alta entre 10% e 12% no início de 2011, ante o mesmo período de 2010. Na avaliação dele, o bom resultado nos meses de janeiro e fevereiro pode explicar, em parte, a redução do ritmo de alta, que deve ser observada nos próximos meses. "Os consumidores estão dando uma acomodada, as pessoas gastaram e agora estão dando um tempo", explicou. "E nós temos de entender que as pessoas não estão gastando só em viagens, elas estão gastando em automóveis, televisões, em móveis."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.