Reproduções das cenas de um vídeo mostrando recrutas da Marinha britânica obrigados a brigar nus - e um deles sendo chutado até ficar inconsciente - foram publicadas neste domingo pelo jornal britânico "News of The World" .
A filmagem foi liberada por um soldado do próprio regimento e causou comoção no Reino Unido. As imagens mostram um grupo de jovens sem roupa assistindo a uma briga entre dois homens também nus num lamaçal. Em determinado momento, dois outros entram na briga, um vestido de colegial e outro de cirurgião. Este último, que posteriormente foi identificado como oficial, começa a chutar um dos combatentes, que está de joelhos e acaba caindo, supostamente inconsciente.
Segundo o jornal, as imagens são de um trote conhecido no quartel nos arredores de Plymouth, no sul da Inglaterra, como "Jogos Olímpicos dos Bebês", em que os recrutas devem passar por várias provas enquanto os espectadores bebem. O vídeo foi entregue ao Ministério da Defesa.
Em uma das declarações ao "News of the world", o soldado que entregou o vídeo, Chris Ryan, explicou que tomou atitude por acreditar que "o trote poderia ter causado a morte de um jovem." Segundo Ryan, o caso deve ser apenas "a ponta o iceberg" dos abusos que acontecem nas Forças Armadas britânicas.
Ainda de acordo com o militar, soldados são submetidos a descargas elétricas nos genitais, obrigados a arrastar-se sem roupas por cima de plantas com espinhos, a pular de janelas dos quartos e a lutar com uma das mãos presa às costas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”