| Foto: Kosala/Free Images

Quando nos bancos da faculdade de algum curso de licenciatura ou Pedagogia, os futuros professores aprenderam com seus mestres, mais do que o ofício, uma cosmovisão que, digamos, busca mudar a ordem tradicional das coisas. Eles, os futuros professores, serão peças chave no processo da tão sonhada transformação da realidade, pois serão responsáveis por moldar as mentes, ainda flexíveis, de jovens e crianças segundo essa visão de mundo. Exceções à parte, a faculdade já inculca na cabeça desses profissionais que seu principal papel será o de transmitir valores, e não o de transmitir conteúdo formal, passando por cima de eventuais – nem tão eventuais assim – discordâncias com a forma de pensar das famílias dos alunos. Esse panorama geral da classe docente é uma eventualidade? Por certo que não. Há de se notar a ocupação gradual das universidades por intelectuais esquerdistas. Não à toa Paulo Freire, um comunista confesso, que falava bobagens sobre alfabetização – hoje já desmentidas pela ciência cognitiva da leitura –, mas que era um mestre em engenharia social, tornou-se nada mais nada menos que o patrono da educação brasileira. Os cursos de Pedagogia mergulham na cartilha freireana, passam por todos os autores cânones do construtivismo, mas mal abordam pedagogias de outras linhas; e, uma vez formados, vá tentar argumentar com um professor que Paulo Freire e demais construtivistas não são o máximo... Eles ficam ofendidos! A prova disso, confira neste artigo de Thiago Cortês.

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Recursos para a educação

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Será mesmo verdade que, quanto mais verbas se aplica em educação, melhor educados serão os alunos? Encontramos essa reflexão no artigo de João Batista Oliveira.

O velho é novo

Paulo Briguet, a partir da narrativa da vida de um estudante mal enquadrado entre seus pares, mostra como os valores mais tradicionais e as ambições mais comuns na sociedade até algum tempo atrás hoje são bizarrices; e como o que antes era considerado quebra de padrão, desafio ao sistema, postura prafrentéx hoje é a regra da nova geração.

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