Coincidências engraçadas. A nova temporada de Game of Thrones mal estreou na HBO e a temperatura no país caiu abruptamente: duplamente dá para sair com aquela winter is coming. Já que zilhões de fãs estarão ligados na trama nos próximos meses, Flávio Morgerstern mergulha na mitologia e cosmovisão desse fenômeno da cultura pop e nos ajuda a entender que o inverno em Game of Thrones vai muito além do frio.
Publicidade criativa, ou: só diga se tem algo a dizer
Expandir o horizonte de consciência mediante a experiência da vida, mas também pela adquirida por meio da cultura; expandir o repertório de imagens, símbolos e formas de expressão da língua é fundamental a quem quer ter algo de relevante a dizer. Imagine, então, o caso dos publicitários, que precisam comunicar muito em poucas palavras. Ícaro de Carvalho fala, sem melindres, o que muitas faculdades de comunicação têm deixado de ensinar, e dá conselhos valiosos aos futuros escritores e afins.
O poder da resistência pacífica
Finalmente, para a saúde de nossa democracia – que já estava a respirar por aparelhos –, a esquerda perdeu o monopólio das manifestações de rua. O povo está aprendendo a se fazer ouvir, sem a necessidade de pegar em armas para isso. Daí a importância do artigo e documentário em que Gene Sharp, o teórico e instigador da “revolução não violenta”, passa o dever de casa para nações que tentam sair de um quadro político de matiz ditatorial.
Botando a casa em ordem
Não dá para entender a sociedade sem olhar para a família, principal responsável pela formação do indivíduo; quer dizer, não dá para pensar num conjunto abstrato sem considerar suas unidades mais básicas. E, sobretudo, não dá para querer ajudar a resolver os problemas do mundo se você nem sequer resolveu os seus problemas domésticos. Por favor, vamos voltar nossa atenção para os problemas das famílias no mundo de hoje? (texto em inglês)