A campanha nacional de vacinação contra a gripe vai de 25 de abril até 13 de maio| Foto: Ivonaldo Alexandre - Agência de Notícias Gazeta do Povo

Termina na quarta-feira (2) a campanha nacional de vacinação contra a Gripe A H1N1, a gripe suína. Ao contrário do que ocorreu nas etapas anteriores, não deve haver prorrogação. Segundo o Ministério da Saúde (MS), 70 milhões de brasileiros haviam sido imunizados até esta terça-feira (1º). Só no Paraná foram aplicadas 5 milhões de doses da vacina. No entanto, a campanha não havia atingido a meta de 80% em dois grupos.

CARREGANDO :)

Entre os adultos de 30 a 39 anos a cobertura chegou a 70% do total de pessoas nesta faixa etária, com 1 milhão de doses aplicadas. Já a campanha de vacinação de crianças de 2 a 4 anos, que começou no último dia 24, atingiu menos de 20% do total. Foram imunizadas 68 mil crianças nesta faixa etária. Nesses dois grupos, nenhum estado atingiu a meta mínima de imunização.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez um apelo aos pais para que levem os filhos aos postos e também aos adultos para que tomem a vacina. Ele lembra que, com a chegada do inverno, o país entra no período de maior transmissão de doenças respiratórias. "É essencial, portanto, que os grupos mais vulneráveis ao vírus estejam protegidos".

Publicidade

A campanha nacional começou no dia 8 de março, com a imunização de profissionais de saúde e indígenas. Depois foram vacinados os portadores das doenças crônicas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e jovens de 20 a 29 anos. Adultos de 30 a 39 anos e crianças de 2 a 4 anos também foram incluídos entre os grupos populacionais mais suscetíveis ao novo vírus.

Segunda dose

As crianças que receberam a primeira dose da vacina contra gripe A H1N1 precisam voltar aos postos de saúde para serem imunizadas pela segunda vez. O Ministério da Saúde diminuiu o intervalo entre a primeira e a segunda dose para 21 dias. Anteriormente, a orientação do órgão era para que houvesse intervalo de 30 dias.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a redução foi determinada pelo ministério por causa da chegada do frio e a proximidade do inverno. As crianças com até nove anos que têm doenças crônicas também devem receber a segunda dose da vacina. Até esta idade, a resposta imunológica das crianças não é tão "eficiente", elas produzem menos anticorpos e por isso precisam ser revacinados. Os doentes crônicos com 10 anos ou mais receberam dose única da vacina contra a nova gripe.

Avanço da doença

Publicidade

Só este ano, 1.223 casos da nova gripe foram confirmados no Paraná. O último boletim da Sesa, divulgado em 24 de maio, informa que 11 pessoas morreram em decorrência da doença no estado.

Veja também
  • Ministério reduz intervalo entre a 1.ª e 2.ª dose de vacinação para crianças
  • A dois dias do fim da campanha, apenas 11% das crianças já se vacinaram no PR
  • Curitiba: vacinação de adultos entre 30 e 39 anos está abaixo da meta