• Carregando...
Campanha nacional de vacinação contra a gripe A (H1N1) termina na quarta-feira (2) | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Campanha nacional de vacinação contra a gripe A (H1N1) termina na quarta-feira (2)| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

O grupo prioritário de crianças entre dois e cinco anos incompletos aderiu muito pouco à campanha nacional de imunização contra a gripe A (H1N1). A campanha será encerrada na quarta-feira (2) e o estado está longe de alcançar a meta de 80% de imunização. De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), apenas 11% das crianças dessa faixa etária já receberam a dose da vacina. Esse número inclui apenas as crianças vacinadas a partir do dia 24 de maio.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não há perspectiva de a campanha ser prorrogada. No entanto, a secretaria orienta que os municípios que não atingirem a meta devem continuar vacinando as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários enquanto tiverem doses da vacina. Esta é a recomendação do Ministério da Saúde.

Curitiba ainda não atingiu a meta de vacinação contra a gripe A H1N1 dos adultos de 30 a 39 anos e de crianças entre dois e cinco anos incompletos. Não havia também informações sobre a prorrogação da campanha.

Balanço

No Paraná, já foram distribuídas 4,8 milhões de doses da vacina. A estimativa inicial era de que 5,3 milhões de pessoas seriam imunizadas. Apesar do bom número, o grupo de adultos entre 30 e 39 anos também não alcançou os 80% de imunização. Ao todo, já foram aplicadas 1.122.147 doses, o que corresponde a 68,3% do público alvo.

Todos os outros grupos já superaram a meta. As gestantes foram as últimas a conseguir o índice. Já foram vacinadas 112.990 mulheres grávidas, o equivalente a 80,3%. O grupo que mais extrapolou a previsão inicial foi o de idosos portadores de doenças crônicas. Foram imunizadas 532.046 pessoas com mais de 60 anos, sendo que a taxa de cobertura é de 232,5%.

70 milhões de doses

Em todo o país, já foram aplicadas 70,2 milhões de doses, mas quatro grupos não atingiram a meta de 80%. Entre os adultos de 20 a 29 anos, o índice é de 79,7%, com 28 milhões de pessoas imunizadas. Foram imunizadas 2,1 milhões de mulheres grávidas, correspondente a 70,4% do total.

Já para os adultos entre 30 e 39 anos, o índice de vacinação é de 55%, com 16 milhões de pessoas que receberam o medicamento. O pior resultado é entre as crianças de dois a cinco anos incompletos, que começaram a receber a dose no dia 24 de maio: são 476.854 crianças imunizadas, apenas 5% da meta. Este número não inclui as crianças que foram vacinadas em etapas anteriores, como as portadoras de doenças crônicas e indígenas.

Sem vacina para todos

A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou na quinta-feira (27), por maioria, o recurso do Ministério Público Federal (MPF) que determinava que todos os paranaenses recebessem a vacina contra a gripe A (H1N1). Essa é a segunda decisão desfavorável da corte em relação à vacinação universal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]