Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Poucas lojas aderem ao novo horário do comércio em Londrina
- Tamiflu será distribuído em dois lugares a partir desta sexta em Maringá
- Gripe A faz Andirá decretar situação de emergência
- UTFPR também adia início das aulas para o dia 17 de agosto
- Escolas da rede particular de Londrina também prorrogam suspensão de aulas
- Comércio opera normalmente
- Médicos podem receitar Tamiflu
O Ministério Público do Trabalho (MPT) conseguiu liminar na Justiça do Trabalho, nesta sexta-feira (7), para que os bancos de Curitiba e região metropolitana tenham que adotar medidas preventivas contra a gripe A H1N1. O objetivo da medida é evitar a disseminação dos vírus entre os empregados dessas instituições e também entre os clientes.
A ação foi proposta pela procuradora do trabalho Margaret Matos de Carvalho. Os bancos terão 48 horas para providenciarem as questões preventivas, a partir do momento que forem notificados oficialmente.
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, uma das principais medidas que deverá ser adotada será a restrição do fluxo de clientes dentro dos bancos. A agência que tiver até quatro caixas manuais nos quais o atendimento é feito por bancários - permitirá que dez clientes fiquem no interior dos bancos, com cinco a oito caixas o número de clientes sobe para vinte.
Outras ações serão: disponibilização de álcool gel (70%) ou álcool líquido (70%) para higienização das mãos tanto para os funcionários quanto para os clientes; atendimento médicos aos empregados com sintomas da nova gripe e também às colaboradoras grávidas. Além disso, os bancos terão que disponibilizar lenços descartáveis de papel e máscaras cirúrgicas aos empregados e também aos funcionários terceirizados.
Se a determinação judicial não for cumprida, os bancos terão que pagar multa diária de mil reais para cada agência que não adotar as medidas preventivas contra a gripe suína.
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024