O secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Gasparini Terra, disse neste domingo (16) que o vírus da gripe A (H1N1) já atingiu toda a população que era sensível no Estado. Em entrevista à "Agência Brasil", o secretário informou que o número de casos da doença está caindo, assim como a procura nos postos de saúde e hospitais. Segundo Terra, a redução mais significativa aconteceu na semana entre 1º e 8 de agosto e continuou na semana passada.
Mesmo com a volta às aulas nesta segunda-feira (17) na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, o secretário descarta a possibilidade de a doença ter um novo repique. "Não existe estudo consistente de aumento do número de casos por causa da volta às aulas", disse o secretário. De acordo com ele, a gripe suína poderá, no entanto, ter um novo ciclo antes da vacinação coletiva prevista para janeiro e fevereiro do próximo ano. Apesar da diminuição da ocorrência de novos casos da doença, o secretário gaúcho acredita que ainda ocorrerão mortes "que refletem a situação de 15 ou 20 dias atrás".
Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado durante a semana, o Rio Grande do Sul é o segundo Estado, depois de São Paulo, em número de mortes causadas pela gripe suína (44) e o terceiro em casos confirmados (234). Neste caso, depois de São Paulo e Paraná.
Tamiflu líquido
O Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro, entregará nesta segunda (17) para a Secretaria Estadual de Saúde os primeiros 400 frascos da versão infantil do osetalmivir (Tamiflu). A nova versão do medicamento foi desenvolvida devido à dificuldade das crianças em ingerir a versão original, em cápsulas. O instituto poderá produzir até 14 mil frascos do remédio e cada paciente é tratado com um frasco. Para produzir o osetalmivir líquido, o Instituto Vital Brazil está usando uma carga de pó de fosfato de osetalmivir, enviada pelo Ministério da Saúde, na semana passada.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink