O secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Gasparini Terra, disse neste domingo (16) que o vírus da gripe A (H1N1) já atingiu toda a população que era sensível no Estado. Em entrevista à "Agência Brasil", o secretário informou que o número de casos da doença está caindo, assim como a procura nos postos de saúde e hospitais. Segundo Terra, a redução mais significativa aconteceu na semana entre 1º e 8 de agosto e continuou na semana passada.
Mesmo com a volta às aulas nesta segunda-feira (17) na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, o secretário descarta a possibilidade de a doença ter um novo repique. "Não existe estudo consistente de aumento do número de casos por causa da volta às aulas", disse o secretário. De acordo com ele, a gripe suína poderá, no entanto, ter um novo ciclo antes da vacinação coletiva prevista para janeiro e fevereiro do próximo ano. Apesar da diminuição da ocorrência de novos casos da doença, o secretário gaúcho acredita que ainda ocorrerão mortes "que refletem a situação de 15 ou 20 dias atrás".
Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado durante a semana, o Rio Grande do Sul é o segundo Estado, depois de São Paulo, em número de mortes causadas pela gripe suína (44) e o terceiro em casos confirmados (234). Neste caso, depois de São Paulo e Paraná.
Tamiflu líquido
O Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro, entregará nesta segunda (17) para a Secretaria Estadual de Saúde os primeiros 400 frascos da versão infantil do osetalmivir (Tamiflu). A nova versão do medicamento foi desenvolvida devido à dificuldade das crianças em ingerir a versão original, em cápsulas. O instituto poderá produzir até 14 mil frascos do remédio e cada paciente é tratado com um frasco. Para produzir o osetalmivir líquido, o Instituto Vital Brazil está usando uma carga de pó de fosfato de osetalmivir, enviada pelo Ministério da Saúde, na semana passada.