Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Escolas Municipais de Maringá decidem suspender as aulas
- Número de mortos por causa da nova gripe sobe para 59 no Paraná
- Região de Maringá tem mais 3 mortes por gripe A
- Justiça do Trabalho de Ivaiporã suspende audiências por causa da gripe A
- Gripe A e dengue estão na pauta de discussões dos secretários de saúde
- Sindicato dos servidores encontra álcool em gel vencido nas escolas municipais
Escolas e creches da rede municipal de Maringá começaram a receber novos lotes de álcool e em gel para proteger os alunos contra a gripe A. A distribuição foi feita nesta terça (11) e quarta-feira (12). A Secretaria de Educação destacou que desde o dia 20 do mês passado, todos os estabelecimentos de ensino da rede municipal vêm recebendo sabonete líquido, toalha de papel e copo descartável, que também serão distribuídos para todas as secretarias municipais. No início do mês, o Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) encontrou vários frascos de álcool em gel com data de validade vencida repassadas aos estabelecimentos de ensino.
De acordo com a secretária de educação, Márcia Socreppa, os frascos do produto vencido foram jogados fora e substituídos pelos lotes novos. Na época quando foi detectado o álcool vencido, o prefeito Silvio Barros disse que havia solicitado exames para comprovar a eficácia do álcool mesmo depois do vencimento do prazo. "Jogamos todos os frascos fora", garantiu Márcia.
Precaução
Segundo a secretária, professoras e servidoras das creches (instituições de ensino municipal que continuam a funcionar), estão auxiliando os alunos na higienização das mãos realizada em cada curto período de tempo. O Paço Municipal também disponibiliza álcool em gel e líquido em todos os departamentos. A cada duas horas uma equipe de funcionárias dos serviços gerais mantém a higiene dos ambientes. Suspensão das aulas
A baixa frequência de alunos fez com que a administração municipal junto ao com o Comitê de Mobilização e Ação contra a Gripe A, fechasse todas as escolas municipais até sexta-feira (14).
A prefeitura garante que todas as creches permanecem abertas e com o mesmo número de servidores trabalhando apesar do reduzido número de crianças. A creche Gerardo José Braga, por exemplo, dos 200 alunos matriculados recebeu só 44 crianças nesta quarta-feira. A rede municipal está atendendo apenas 15% de seus alunos. Nesta quarta todas as creches juntas receberam cerca de 1,2 mil crianças, das quase nove mil matriculadas na Educação Infantil.
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024