Veja dicas para evitar a transmissão da nova gripe na volta às aulas
- video
Nesta segunda-feira (17), mais de 11 milhões de estudantes de escolas públicas voltam às aulas. O "Fantástico" ouviu especialistas que deram dicas aos pais para evitar a transmissão da nova gripe na volta às aulas.
A infectologista do Hospital Emílio Ribas Pro-MatreRosana Richtmann disse que é necessário instruir as crianças em relação ao uso do bebedouro.
"Esta medida é uma medida simples e bastante interessante. Você usar o copo descartável e não ir diretamente com a sua boca. Se fosse com a boca diretamente lá, você pode estar contaminando o bocal do bebedouro e com isto o próximo pode se contaminar", disse Rosana.
Algumas escolas, que já retornaram às aulas, separaram a turma para evitar aglomeração na sala.
"Todo mundo junto, fica todo mundo conversando. Agora é separado, não pode", disse o estudante Vitor Alexandre Dias, de 14 anos.
Na hora do intervalo, a dica também é evitar aglomerações. "Vocês sabem qual seria a distância que vocês teriam que manter um do outro pra não ter a transmissão direta do vírus? O vírus é um vírus pesado, não é um vírus que fica em suspensão no ar, então se você mantiver um metro de distância é o suficiente pra evitar este tipo de transmissão", disse a infectologista Rosana.
Outro conselho é não dividir o lanche. "Nós estamos vendo aqui que eles estão compartilhando o saco de batata e não sabemos se ele lavou as mãos. Se ele não fez isto e ele estiver com a mão contaminada, ele contamina o saco e o próximo que vem está se contaminando", explicou a infectologista.
Para evitar contaminação por meio de maçanetas e torneiras, a dica é limpar bem as mãos. "Você não precisa necessariamente ir até a pia, passar água e sabão, o álcool-gel é plenamente confiável", afirmou Rosana. É importante ainda substituir as toalhas de pano por toalhas de papel.
Transporte escolar
A infectologista Nancy Bellei alerta que não é preciso o uso de máscaras no transporte escolar ou mesmo em transporte público.
"Na verdade, é assim, na maioria das vezes este trajeto é um trajeto que não é muito longo, ventila um pouco, porque cada vez que entra uma criança na van, abre a porta e ventila. Então, nós não recomendamos que use máscara. O mesmo vale para o transporte público, ônibus, metrô e outras situações", explica Nancy.
Sintomas
A infectologista Nancy Bellei diz que quem tiver com febre não deve ir à escola. "Quando tem febre, pra gente evitar o contágio, a gente não manda pra escola. Cerca de 90% das crianças e dos adultos que estão com a nova gripe têm febre, então isto é um fator importante pra gente desconfiar."
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião