A partir de segunda-feira (24), Curitiba vai contar com mais um laboratório credenciado para a realização dos exames que detectam o vírus Influenza A H1N1. O Frischmann Aisengart/DASA é o primeiro laboratório particular a realizar os testes no estado. Até então, o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) era o único a fazer as análises.
De acordo com o gestor de processos do laboratório, Gabriel Cury, as amostras de Curitiba serão encaminhadas ao laboratório Alvaro, de Cascavel, que faz parte do grupo Diagnósticos da América.
O Alvaro, que recebeu o credenciamento da Secretaria do Estado da Saúde para a realização de exames na região Oeste do Paraná, tem atualmente capacidade para realizar 40 testes por dia. Com a chegada de novos equipamentos, a partir da semana que vem, será possível realizar 240 exames diariamente. Os resultados serão disponibilizados em 48 horas.
Por enquanto, segundo Cury, os exames estarão disponíveis somente para pacientes internados nos hospitais nos quais o Frischmann Aisengart tem laboratório - Vita Curitiba, Vita Batel, Costantini e Pequeno Príncipe- ou vindos de locais especializados no atendimento de casos suspeitos da Gripe A. "Os testes serão feitos somente mediante pedidos gerados pela equipe médica dos hospitais, com requisição médica especial definida pelas autoridades sanitárias e com indicação prevista no Protocolo Vigente do Ministério da Saúde", explica. O plano, entretanto, é ampliar o serviço no futuro.
O exame para detecção da gripe A utiliza a tecnologia da Reação em Cadeia de Polimerase (PCR) em tempo real e identifica regiões específicas do vírus, tendo alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico da nova gripe. Os testes disponibilizados serão os mesmos utilizados e liberados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.