As crianças que receberam a primeira dose da vacina contra gripe A H1N1 precisam voltar aos postos de saúde para serem imunizadas pela segunda vez. Os pais devem ficar atentos ao prazo entre uma dose e outra. Isso porque o Ministério da Saúde diminuiu o intervalo entre a primeira e a segunda dose para 21 dias. Anteriormente, a orientação do órgão era para que houvesse intervalo de 30 dias.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a redução foi determinada pelo ministério por causa da chegada do frio e a proximidade do inverno. Para que estejam protegidas contra a nova gripe, as crianças precisam receber as duas doses da vacina.
Os pequenos entre seis meses e cinco anos incompletos devem voltar aos postos de saúde. Além disso, as crianças com até nove anos que têm doenças crônicas também devem receber a segunda dose da vacina. Até nove anos, a resposta imunológica das crianças não é tão "eficiente", elas produzem menos anticorpos e por isso precisam ser revacinados. Os doentes crônicos com 10 anos ou mais receberam dose única da vacina contra a nova gripe.
A vacinação contra a gripe A H1N1 termina na quarta-feira (2) e não há informações sobre uma possível prorrogação da campanha, de acordo com o Ministério da Saúde. No entanto, mesmo após o término da campanha, as crianças paranaenses poderão receber a segunda dose da vacina nas unidades básicas de saúde, segundo a Sesa.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast