Calendário de vacinação da gripe A
1ª Etapa
- Entre 8 e 19 de março : trabalhadores da área da saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas;
2ª Etapa
- Entre 22 de março e 21 de maio: gestantes;
- Entre 22 de março e 23 de abril: crianças de seis meses a dois anosde idade; e doentes crônicos com idade abaixo de 60 anos;
3ª Etapa
- Entre 5 de abril e 23 de abril: população com idade entre20 e 29 anos;
4ª Etapa
- Entre 24 de abril e 7 de maio: idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas;
5ª Etapa
- Entre 10 de maio a 21 de maio: população com idade entre30 e 39 anos.
Os ônibus do transporte coletivo de Curitiba serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para alertar a população sobre os cuidados com a gripe A H1N1. Cartazes serão colocados nos ônibus com informações sobre os cuidados básicos de higiene que a população deve ter para evitar a doença. A Secretaria Municipal de Saúde e a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) ainda não tinham a definição da data do início da campanha, mas a previsão é de que comece no fim de deste mês.
Além da mensagem de prevenção, os cartazes irão conter também as datas da campanha de imunização contra a nova gripe. A vacinação começou no último dia 8 e vai até 21 de maio. (Veja o calendário no box.)
De acordo com o médico infectologia José Luiz Andrade Neto, professor de infectologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é fundamental que campanhas preventivas sejam feitas nesta época do ano, para que as pessoas retomem os cuidados básicos antes da chegada do inverno. "Com o calor, as pessoas têm a tendência de deixar de lado a preocupação com a nova gripe. Parece que se esqueceram de tudo o que aconteceu no ano passado", alertou Andrade Neto.
O médico destacou ainda a importância da realização de campanhas em locais com grande visibilidade e que podem atingir um grande público. "Muitas pessoas se conscientizaram que a prevenção é o melhor para evitar a gripe A e outras doenças. Mas, como nem todo mundo adotou essa postura, os órgãos de saúde devem orientar a população, principalmente, em locais com grande movimentação", disse o infectologista.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano