Foi confirmado no fim da tarde de segunda-feira (21) o primeiro caso de dengue adquirido em Ponta Grossa este ano, notificado como suspeito no dia 15 de fevereiro. O paciente é um adolescente que mora no bairro Contorno. O último registro de dengue autóctone em Ponta Grossa – quando a pessoa é contaminada na própria cidade – aconteceu em 2001.
Neste ano de 2016, o município registrou outros 20 casos da doença contraída em outras cidades, além de 106 casos notificados e, desses, 31 em investigação. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o jovem não precisou ficar internado e passa bem. A partir da confirmação, foi feito o acompanhamento dos familiares. “Nenhuma outra pessoa da casa desenvolveu os sintomas da doença”, conta a coordenadora do departamento, Caroliny Stocco.
A prefeitura informou que vai intensificar as ações de prevenção e verificar se há outros focos do Aedes aegypti no bairro. Ainda nesta semana, devem acontecer a aplicação de produtos químicos para combate do mosquito nas regiões mais infestadas e a instalação da Sala de Situação da Dengue, com informações sobre a doença. O trabalho de prevenção envolve também intensificar mutirões nas escolas e a fiscalização em terrenos baldios.
Os boletins mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), indicaram Ponta Grossa entre as cidades de risco médio de proliferação do mosquito.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink