Foi confirmado no fim da tarde de segunda-feira (21) o primeiro caso de dengue adquirido em Ponta Grossa este ano, notificado como suspeito no dia 15 de fevereiro. O paciente é um adolescente que mora no bairro Contorno. O último registro de dengue autóctone em Ponta Grossa – quando a pessoa é contaminada na própria cidade – aconteceu em 2001.
Neste ano de 2016, o município registrou outros 20 casos da doença contraída em outras cidades, além de 106 casos notificados e, desses, 31 em investigação. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o jovem não precisou ficar internado e passa bem. A partir da confirmação, foi feito o acompanhamento dos familiares. “Nenhuma outra pessoa da casa desenvolveu os sintomas da doença”, conta a coordenadora do departamento, Caroliny Stocco.
A prefeitura informou que vai intensificar as ações de prevenção e verificar se há outros focos do Aedes aegypti no bairro. Ainda nesta semana, devem acontecer a aplicação de produtos químicos para combate do mosquito nas regiões mais infestadas e a instalação da Sala de Situação da Dengue, com informações sobre a doença. O trabalho de prevenção envolve também intensificar mutirões nas escolas e a fiscalização em terrenos baldios.
Os boletins mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), indicaram Ponta Grossa entre as cidades de risco médio de proliferação do mosquito.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado