Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Vereadores devem aprovar projeto que dá poderes para prefeito decretar o fim de aglomerações
- Noventa pessoas estão internadas com suspeita de gripe A em Londrina
- Preços de álcool em gel, máscaras e luvas serão investigados pelo Procon
- Nova gripe causou 39 mortes no Paraná
- Procon recomenda pagamento integral da mensalidade mesmo com a suspensão das aulas
- Centro de Referência acelerou o atendimento dos casos suspeitos da nova gripe, diz secretário
O secretario de Saúde de Londrina, Agajan Der Bedrossian, afirmou, nesta terça-feira (11), que reduziu em aproximadamente 40% a procura de pessoas por atendimento médico com suspeita de gripe na cidade. Segundo Agajan, o dado é referente ao levantamento realizado pela pasta nos últimos três dias em hospitais, postos de saúde e no Centro de Referência, localizado no Pronto-Atendimento Municipal (PAM).
De acordo com o secretário, nos últimos dias foram atendidas em média 150 pessoas, contra mais de 300 na semana passada. "Essa redução se deve a uma série de fatores. Entre eles, a conscientização das pessoas em relação às medidas de prevenção, a participação da sociedade e o aumento da temperatura registrada nos últimos dias", explicou.
O secretário informou que a cidade teve 28 casos confirmados da doença, sendo "todos do passado". Agajan disse que os pacientes já foram tratados e seguem a rotina normal.
Frio preocupa autoridades
A queda brusca na temperatura nesta semana em Londrina tem preocupado o secretário, pois, segundo Agajan, aumenta o período de sobrevida do vírus. "Essa redução da temperatura causa certa preocupação, pois o vírus vive mais. Estamos torcendo para que o tempo melhore e volte a fazer dias ensolarados e calor que são os principais inimigos do vírus", comentou.
Saúde está manipulando antiviral infantil
Em relação à falta do antiviral para o tratamento das crianças com suspeitas da nova gripe, o secretário informou que a pasta é manipulando o medicamento. "Houve uma falta momentânea do remédio, mas já solucionamos o problema com a manipulação. Essa medida até facilitou a ingestão do medicamento pelas crianças", afirmou.
De acordo com Agajan, a secretaria tem o antiviral em estoque e não há risco de falta.
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024