Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
As escolas da rede municipal de Curitiba decidiram não prorrogar mais a suspensão das aulas por conta da nova gripe e retomarão as atividades nesta segunda-feira (17), como estava previsto. A decisão foi tomada no fim da manhã desta quinta-feira (13), em uma reunião do Comitê de Prevenção e Controle da Gripe A, formada por representantes das secretarias municipais da educação e saúde, entre outros órgãos.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a decisão foi baseada em dados técnicos analisados pelo comitê, que mostraram uma tendência de estabilização dos casos de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1). Outro fator considerado foi a necessidade de se diminuir os prejuízos sociais e educacionais provocados pelo adiamento das atividades escolares e das creches.
Apesar do retorno às aulas, servidoras municipais gestantes ainda não voltarão ao trabalho. Conforme decisão do comitê, também desta manhã, elas seguirão de licença, a princípio, até o dia 31 de agosto. A prefeitura ressalta que todos os professores e funcionários da rede municipal estão preparados para monitorar e atender casos de suspeita da gripe A (H1N1) observados em alunos.
Ao todo, as escolas municipais de Curitiba somam 140 mil alunos. Depois das férias de julho, as aulas estavam programadas inicialmente para recomeçar no dia 3 de agosto. Segundo a secretaria de educação, após duas prorrogações do recesso, o calendário letivo da rede ainda não foi reajustado. A regularização deve ser definida nos próximos dias.
Escolas estaduais e particulares
O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR) realiza uma assembleia às 16 horas desta quinta-feira, para avaliar se haverá nova recomendação para o adiamento das aulas ou se as atividades serão retomadas na próxima segunda-feira.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) também deve divulgar, ainda nesta quinta-feira, se haverá nova suspensão das atividades na rede estadual ou se as aulas voltarão na segunda-feira.
UFPR, UTFPR e UEL adiam retorno mais uma vez
Diferentemente das escolas da rede municipal de Curitiba, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)anunciaram, na quarta-feira (12), que adiarão novamente a volta às aulas, como medida preventiva para evitar a disseminação do vírus da gripe A (H1N1). Nas instituições federais, o retorno está marcado para o próximo dia 24. Já a UEL prorrogou a suspensão até o dia 31.
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil
Deixe sua opinião