Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Arcebispo de Maringá quer missas mais curtas e com menos contato físico
- Gripe cancela eventos culturais e religiosos em Maringá
- Região de Maringá tem mais 3 mortes por gripe A
- Justiça do Trabalho de Ivaiporã suspende audiências por causa da gripe A
- Escolas e creches de Maringá recebem novos lotes de álcool em gel
- UTFPR prorroga suspensão de aulas em Campo Mourão; UEM decide nesta quinta
A Secretaria de Cultura de Maringá anunciou nesta quinta-feira (13) o fechamento temporário de todas as bibliotecas da cidade, como medida de prevenção à gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. Também foram suspensas exposições (haveria uma em comemoração aos 25 anos do Patrimônio Histórico de Maringá) e demais programas culturais, como as aulas de balé clássico do Espaço da Juventude Brinco da Vila.
A suspensão será encerrada assim que sejam retomadas as aulas nas escolas municipais, decisão que deve ser tomada nesta sexta (14) pela administração municipal e pelo Comitê de Mobilização e Ação de Combate à Gripe A (H1N1).
A medida foi tomada por orientação da Secretaria Municipal de Saúde. "Neste momento vamos seguir as recomendações das autoridades sanitárias e evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas. Assim que possível voltaremos com todas as atividades", disse a secretária de Cultura, Flor Duarte, em entrevista ao site da prefeitura.
Na última terça (11) a secretaria já havia cancelado a programação cultural da cidade na semana. A medida inclui os programas Convite à Dança, que aconteceria na terça (11); Convite à Música, marcado para esta quinta (13); e Convite ao Teatro, que seria na sexta (14).
Eventos religiosos também foram cancelados e a Arquidiocese de Maringá divulgou uma nota oficial com recomendações a fieis e sacerdotes para evitar o crescimento da doença. Entre as medidas estão a redução da duração das missas, a diminuição do contato físico durante as celebrações e a suspensão das aulas de catequese e reuniões pastorais em locais fechados. Os horários das missas foram mantidos.
A 15ª Regional de Saúde, que abrange a região de Maringá, registrou até esta quarta (12) 27 casos da doença, com cinco mortes - quatro delas em Maringá. Três foram confirmadas na quarta.