Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Com medo da gripe, faculdades de Maringá adotam "aulas virtuais"
- Procon recomenda pagamento integral da mensalidade mesmo com a suspensão das aulas
- Arcebispo de Maringá quer missas mais curtas e com menos contato físico
- Sindicato dos Bancários estuda pedir restrição do atendimento
- Nova gripe causou 39 mortes no Paraná
- Maringá confirma segunda morte por gripe A
- Maringá cria comitê para combater a gripe A
Durante uma reunião realizada no fim de semana entre o Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino em Maringá (Sinteemar), Prefeitura Municipal e representantes da sociedade civil ficou decidido que as grávidas do serviço municipal vão ser liberadas dos trabalhos, sem prejuízo financeiro. A informação foi confirmada pela presidente do Sismmar Solange Marega, nesta segunda (10). A decisão visa prevenir uma possível contaminação das gestantes pelo vírus da nova gripe.
Segundo Solange, as grávidas estão sendo orientadas a procurar a chefia dos departamentos em que trabalham para se informar da decisão e serem dispensadas. "A Secretaria de Educação já tinha dispensado as professoras dos municípios que estão grávidas. Como as gestantes fazem parte do grupo de risco, todas elas devem ser afastadas independentemente da secretaria em que atuem", disse. Na sexta-feira uma mulher de 24 anos, morreu alguns dias depois de dar à luz, em um hospital de Maringá. Ela teve confirmada a contaminação pelo vírus da nova gripe.
Solange explica ainda que o pedido de liberação das grávidas foi feito logo quando as escolas estaduais decidiram paralisar as aulas por causa da gripe A. "Diante dos novos casos registrados na cidade e a fragilidade comprovada das gestantes diante do vírus, pedimos a imediata liberação das grávidas do serviço público", ressaltou.
Escolas municipais
A suspensão das aulas na rede municipal de ensino de Maringá será nesta terça-feira (11), durante uma reunião do comitê nomeado pelo prefeito Silvio Barros. Enquanto a decisão não sai as escolas e creches continuam funcionando.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Prisão de Daniel Silveira contrasta com política do CNJ que relaxou saidinha em SP
Deixe sua opinião