A universidade conta com cerca de 17 mil alunos e tem sete campi distribuídos pela região| Foto: Heitor Marcon/UEM

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

CARREGANDO :)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) confirmou nesta quarta-feira (19) que as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (24). A confirmação foi feita após reunião do Comitê de Monitoramento sobre a Gripe A (H1N1), que é formado por representantes de diversos setores da universidade, como o Hospital Universitário (HU) e as Pró-Reitorias de Ensino e Recursos Humanos e Assuntos Universitários. A universidade tem cerca de 17 mil alunos e campi em Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Umuarama, Porto Rico e Iguatemi.

Publicidade

As aulas das seis universidades (incluindo a UEM) e das sete faculdades públicas estaduais foram suspensas no último dia 30, por determinação do governador Roberto Requião (PMBD), para evitar o crescimento da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína.

A decisão de voltar na segunda-feira havia sido anunciada na semana passada. O comitê também definiu medidas de prevenção à doença, como o uso de uma ambulância para transportar pacientes em situação de emergência.

No Ambulatório Médico e de Enfermagem será dada prioridade aos portadores da doença. Alunos, docentes e funcionários receberão e-mails com orientações e esclarecimentos sobre a doença. Foram comprados ainda 600 dispensadores de álcool em gel e sabão líquido.

Outras universidades

A UEM foi a única instituição de ensino superior da cidade a manter as aulas suspensas nesta semana. A Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), com 1,2 mil alunos em Maringá; o Centro Universitário de Maringá (Cesumar), onde estudam 10 mil alunos; a Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma), com 2 mil alunos; e a Unidade de Ensino Superior Ingá (Uningá), com 2,2 mil alunos, retomaram as aulas nesta segunda (17), assim como as redes estadual e municipal de ensino.

Publicidade