Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) confirmou nesta quarta-feira (19) que as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (24). A confirmação foi feita após reunião do Comitê de Monitoramento sobre a Gripe A (H1N1), que é formado por representantes de diversos setores da universidade, como o Hospital Universitário (HU) e as Pró-Reitorias de Ensino e Recursos Humanos e Assuntos Universitários. A universidade tem cerca de 17 mil alunos e campi em Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Umuarama, Porto Rico e Iguatemi.
As aulas das seis universidades (incluindo a UEM) e das sete faculdades públicas estaduais foram suspensas no último dia 30, por determinação do governador Roberto Requião (PMBD), para evitar o crescimento da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína.
A decisão de voltar na segunda-feira havia sido anunciada na semana passada. O comitê também definiu medidas de prevenção à doença, como o uso de uma ambulância para transportar pacientes em situação de emergência.
No Ambulatório Médico e de Enfermagem será dada prioridade aos portadores da doença. Alunos, docentes e funcionários receberão e-mails com orientações e esclarecimentos sobre a doença. Foram comprados ainda 600 dispensadores de álcool em gel e sabão líquido.
Outras universidades
A UEM foi a única instituição de ensino superior da cidade a manter as aulas suspensas nesta semana. A Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), com 1,2 mil alunos em Maringá; o Centro Universitário de Maringá (Cesumar), onde estudam 10 mil alunos; a Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma), com 2 mil alunos; e a Unidade de Ensino Superior Ingá (Uningá), com 2,2 mil alunos, retomaram as aulas nesta segunda (17), assim como as redes estadual e municipal de ensino.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada