| Foto:

A Coleta de Lixo que antes passava bem pela manhã nas ruas, agora está sendo feita pela tarde deixando muito lixo pelas ruas, pois os cães de rua fazem a festa. Por outro lado, as pessoas deveriam fechar bem os sacos de lixos, fazer a separação do que é reciclável e do que é perigoso como vidros, cacos e ferros, pois, em sua grande parcela, os moradores deixaram de fazer a separação. A prefeitura precisa fazer novas campanhas, não somente sobre a separação do reciclável, para que as pessoas fechem bem os lixos, deixando nas lixeiras longe de cães, para que os valorosos trabalhadores da coleta possam cumprir seus trabalhos com segurança. É preciso que exista um horário específico e garantido para a coleta. E quanto ao aterro sanitário localizado no bairro Caximba, os técnicos da municipalidade e da Secretaria de Meio Ambiente devem dar uma solução digna ao título que pesa sobre Curitiba, de ser capital ecológica, pois aquele aterro já teve sua vida útil vencida.Célio Borba

CARREGANDO :)

Resposta da prefeitura

As informações sobre a mudança dos horários de coleta do lixo e orientações de acondicionamento foram amplamente divulgadas por meio de campanha e distribuição de material informativo. Em três anos, os 40 agentes de educação ambiental do programa Cidade Limpa visitaram cerca de 100 mil residências, condomínios, estabelecimentos comerciais e de serviços. Para saber os horários da coleta, basta acessar a página da prefeitura na internet, no endereço www.curitiba.gov.br ou consultar o serviço 156. No telefone 156 também pode ser agendado o recolhimento de móveis velhos, entulhos e lixo vegetal. A coleta de material reciclável subiu de 32 toneladas/dia em 2006 para 90 toneladas/dia em 2010. Em 2006, com a reestruturação do Consórcio Intermunicipal, integrado por 19 municípios da região metropolitana de Curitiba, foi elaborado o Plano de Encerramento da Caximba, prevendo a criação de um Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (SIPAR). O SIPAR será operacionalizado por uma indústria que vai reciclar e transformar em adubo e em material energético o lixo gerado pelos municípios que usam o aterro. A previsão é encerrar o depósito de lixo da Caximba em dezembro de 2010.

Publicidade

Obras

Todo dia quando me desloco a Piraquara presencio pelo caminho as seguidas obras que a prefeitura de Pinhais vem realizando, e as que mais se pontificam são as de asfaltamento de ruas e instalações de calçadas. Trata-se de um pequeno município da região metropolitana e diante disso por curiosidade procurei percorrer seus diversos bairros e pelas minhas avaliações constatei que mais de 70% de suas ruas são asfaltadas. Diferentemente disso está Curitiba, onde mais de 70% de suas ruas são pavimentadas com antipó, A rua onde moro (Apeles de Ferrante, no Capão da Imbuia), por exemplo, há mais de dois anos não recebe reparos, a ponto de seus moradores realizarem em mutirão uma operação tapa-buracos utilizando caliças, pedaços de telhas e tijolos. Curitiba ostenta o titulo de "Cidade de primeiro mundo", isso talvez pelos seus parques e a sua região central, porem seus bairros estão muito distantes desta realidade, ou melhor, esquecidos.

Paulo Sérgio Garcia

Resposta da prefeitura

No início de fevereiro a Rua Apeles de Ferrantes recebeu obras de manutenção e o pavimento está em ordem. Os serviços da prefeitura podem ser pedidos pelo telefone 156 ou formalizados nas administrações regionais. O Capão da Imbuia é atendido pela Administração Regional do Cajuru, que fica na Rua Luiz França, 2032, no bairro Cajuru. O telefone é 3361- 2368. Desde 2005, a prefeitura de Curitiba não faz mais novas ruas em antipó. A malha viária pavimentada em Curitiba é de aproximadamente 4.500 quilômetros. Em 2005, a proporção de ruas com antipó era de 35% do total. Hoje, está em torno de 25%, índice que continuará diminuindo nos próximos anos. Desde janeiro de 2005, a prefeitura pavimentou 555 quilômetros em 1.787 ruas da cidade. Com as obras em andamento e em licitação, serão 638 quilômetros de asfalto novo em 2.011 ruas. De 2005 até agora, foram construídos 319 quilômetros de calçadas e mais 14,7 quilômetros estão em construção, priorizando em áreas com equipamentos públicos como escolas, creches, liceus, parques e ruas que onde passam linhas do transporte coletivo.

Publicidade

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços público, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

Publicidade