Mais de um terço das crianças de Curitiba foram imunizadas contra a poliomielite na manhã deste sábado (14) durante a segunda etapa da vacinação. Um levantamento parcial da Secretaria Municipal de Saúde apontou que, até o meio-dia, 38.427 crianças haviam recebido as gotinhas na capital paranaense. O número corresponde a 32% do público-alvo da campanha no município. A meta é imunizar 114 mil crianças, o que corresponde a 95% da faixa etária.
A diretora de Epidemiologia e coordenadora da campanha, Karin Regina Luhm, avaliou como "muito positivos" os números parciais da campanha em Curitiba. Na primeira etapa da campanha, realizada no dia 12 de junho, até as 12 horas, 25% das crianças haviam sido vacinadas. "As condições de tempo contam muito nas campanhas. Como o sol apareceu, esperamos superar a meta", disse Karin. A exemplo do que ocorreu em outras edições, a expectativa da Secretaria de Saúde é de que o movimento seja mais intenso na parte da tarde. Para atingir a meta, as gotinhas estão disponíveis em 328 locais de vacinação na capital paranaense. Deste total, 104 locais são unidades básicas de saúde e 224 são pontos instalados em locais estratégicos, como praças, shoppings, terminais de ônibus e mercados. "Com estes postos, acreditamos poder imunizar todas as crianças de Curitiba", apontou Luhm.
As crianças poderão receber a vacina até as 17 horas. Os endereços de todos os locais de vacinação foram repassados pela Prefeitura e podem ser visualizados no documento anexado ao lado.
Os pais que levarem os filhos para serem vacinados não devem esquecer a carteira de vacinação, que serve para o controle das doses já aplicadas. Se a criança estiver com a imunização incompleta, ela pode receber a vacina que está faltando. A diretora do Centro de Epidemiologia avisa que crianças acima de cinco anos, adolescentes e adultos também podem aproveitar o dia da imunização contra a pólio para colocar em dia o calendário vacinal. "Quem estiver com alguma dose atrasada, pode tomar a vacina que precisa. O serviço estará disponível nas unidades de saúde da cidade", diz Karin.
Estado
No Paraná, aproximadamente 770,3 mil crianças menores de 5 anos devem receber a nova dose da vacina. Em todo estado, foram distribuídas 1,5 milhão de doses para esta etapa, divididas entre os 4,1 mil postos de saúde existentes. Cerca de 8 mil pessoas vão estar envolvidas no processo de vacinação.
Na primeira etapa da imunização contra a pólio, feita entre os dias 12 e 26 de junho, foram imunizadas 727.509 mil crianças menores de cinco anos em todo o estado. O número equivale a 94,4% do público-alvo. Em Curitiba, 121.087 crianças receberam a vacina, o que correspondia a 95,87% da faixa etária na ocasião.
Doença
A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa e foi considerada erradicada do Brasil há 16 anos. A prevenção continua, pois o vírus que causa a paralisia pode ser transportado de um país para outro. No Paraná, o último caso registrado da doença foi em 1986, em Campo Largo, na região metropolitana. Em Curitiba, a doença está erradicada há 24 anos.
Confira no mapa abaixo a localização das unidades de saúde de Curitiba. Além destes locais, a vacinação contra a pólio vai ocorrer em outros 220 postos que vão funcionar no sábado (14).
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora