Contatos
Em quase de dúvidas ou reclamações, a Sanepar atende pelo telefone 115, que funciona 24 horas. A empresa lembra que o ideal é ter a fatura em mãos para fornecer o número de matrícula da residência durante o atendimento. Já a Copel atende pelo telefone 0800 51 00 116.
Sem luz
Segundo a Copel, ainda havia 4,3 mil casas sem luz ontem em municípios das regiões Centro-Sul e Oeste uma melhora em relação aos 4,8 mil domicílios afetados na terça-feira. Segundo a empresa, não há uma previsão exata para a completa resolução do problema.
Mesmo com a trégua das chuvas intensas que caíram sobre o Paraná, moradores de algumas cidades terão que esperar até o próximo fim de semana para terem água nas torneiras. Até ontem, faltava água em toda a cidade de Prudentópolis, nos Campos Gerais, pois os funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) ainda estavam trabalhando na recuperação dos equipamentos de captação. A previsão era de que o abastecimento começasse a ser retomado na madrugada de hoje.
Desde segunda-feira, três caminhões-pipa da Sanepar e outro do Exército Brasileiro têm feito a distribuição de água na cidade. Em Campo do Tenente, na região de Curitiba, funcionários da companhia devem concluir hoje a construção de um sistema de captação alternativo. Com isso, a cidade que ainda depende de um caminhão-pipa deve ter água nas torneiras a partir de sexta-feira.
Em Guarapuava, na Região Central do estado, o sistema de captação voltou a operar na noite da terça e a cidade já tinha o abastecimento normalizado ontem de manhã. Porém, devido a um consumo excessivo registrado a partir do meio-dia, voltou a faltar água em alguns bairros mais altos ou mais distantes do centro da cidade ontem. A Sanepar tem o apoio do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, que designou um caminhão para receber e distribuir água potável, caso seja necessário.
Na Região Centro-Oeste do Paraná, as cidades de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu seguiam, ambas, com 80% do abastecimento ontem. Segundo a assessoria da Sanepar, a situação deve estar completamente normalizada nesses municípios até o fim de semana. No Oeste, em Cascavel, o desabastecimento chegou a atingir 50% da população na terça-feira, mas foi totalmente retomado ontem. Alguns pontos da cidade apresentaram problemas pontuais de falta dágua ao longo do dia devido ao consumo excessivo ou a pequenos rompimentos de tubulação.
A pouco mais de 70 quilômetros de Cascavel, a cidade de Capitão Leônidas Marques ainda utilizava um caminhão-pipa devido a problemas de abastecimento em alguns locais, que segundo previsão da Sanepar deveriam ter sido sanados até ontem à noite. Os municípios de Irati e Mallet (ambos no Centro-Sul), Palmeira (Campos Gerais) e Wenceslau Braz (Norte Pioneiro), que enfrentaram problemas de abastecimento na terça, já tiveram a situação regularizada.
Previsão
Segundo a assessoria da Copel, ainda havia 4,3 mil casas sem luz ontem em municípios das regiões Centro-Sul e Oeste. Na terça, eram 4,8 mil domicílios sem energia. Segundo a empresa, não há previsão exata para a completa resolução do problema.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora