A Polícia Militar divulgou, na tarde desta segunda-feira (12), o balanço da sétima edição da Operação Nhapecani, que fiscalizou veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais em várias regiões do estado. Ao longo da operação, segundo a PM, foram detidas 115 pessoas, onze das quais por cumprimento de mandados de prisão. A operação foi iniciada na tarde da última sexta-feira (9), na Academia do Guatupê, em São José dos Pinhais, após cerimônia que comemorava os 159 anos da Polícia Militar do Paraná. Foram montados mais de 1,2 mil pontos de bloqueio em ruas e estradas, com apoio de 700 viaturas. Como resultado, os agentes apreenderam 234 veículos e recuperaram outros doze que estavam com alerta de roubo. No total, 1,2 mil multas de trânsito foram emitidas durante a ação.
Houve apreensão de drogas e armas de fogo durante o período. Somente em maconha, a PM afirma ter confiscado mais de duas toneladas. Além disso, os agentes apreenderam 3,17 mil pedras de crack e 13 gramas de cocaína. Quinze armas de fogo foram apreendidas, duas das quais em Curitiba.
Na capital, a ação foi focada especialmente em abordagens de estabelecimentos. Logo na primeira hora da operação, foram apreendidas 27 máquinas caça-níqueis em Curitiba, que renderam dez pessoas encaminhadas à delegacia. No geral, contudo, apenas oito das 115 pessoas detidas na mobilização (7%) estavam na capital. Entre os veículos apreendidos, foram 39 de um total de 234, ou seja, 17% dos carros.
Apreensão de caça-níqueis
Logo na primeira hora da operação, o Bope foi a São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e apreendeu 27 máquinas caça-níqueis instaladas em quatro cassinos clandestinos.
De acordo com a PM, o Bope agiu com a informação prévia, denunciada pelo Gaeco há cerca de duas semanas, de que seis destes locais estariam funcionando nos fundos de casas lotéricas, mas em dois deles não foi achada nenhuma máquina de jogo ilegal.
Interior
Mais de uma tonelada de maconha foi apreendida na rodovia PR-317, em Santo Inácio (a 82 km de Maringá), na região Noroeste do Paraná. A droga estava no baú de um caminhão e foi encontrada escondida em 67 fardos, em meio a cobertores. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) o motorista informou que estava transportando a droga de Foz do Iguaçu para São Paulo. O homem de 41 anos foi preso em flagrante e levado para a delegacia de Colorado, juntamente com a droga apreendida.
Histórico da ação
A Operação Nhapecani, que leva o nome da ave-símbolo do distintivo da Polícia Militar, acontece regularmente desde dezembro do ano passado, quando foi realizada a primeira edição. A operação deste fim de semana foi a sétima desde então.
Nas seis primeiras vezes, segundo o governo, já foram 692 pessoas detidas, 2.436 veículos e 114 armas de fogo apreendidos.Esta não é a maior edição da Operação Nhapecani. No início de março, por exemplo, seis mil policiais chegaram a ser mobilizados para a tarefa.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora