Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No Centro Cívico

Agentes penitenciários fazem protesto em Curitiba

Categoria pede mais segurança no interior dos presídios do PR | Aliocha Mauricio / Tribuna do Paraná
Categoria pede mais segurança no interior dos presídios do PR (Foto: Aliocha Mauricio / Tribuna do Paraná)
Cruzes espalhadas representam falta de segurança para os agentes |

1 de 5

Cruzes espalhadas representam falta de segurança para os agentes

Agentes protestam em frente ao Palácio Iguaçu |

2 de 5

Agentes protestam em frente ao Palácio Iguaçu

Agentes penitenciários fazem

3 de 5

Agentes penitenciários fazem

Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários discursa durante protesto |

4 de 5

Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários discursa durante protesto

Manifestação reúne agentes de várias cidades do estado |

5 de 5

Manifestação reúne agentes de várias cidades do estado

Como prometido, agentes penitenciários do Paraná realizam, desde as 9 horas desta quarta-feira (22), um protesto em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, em Curitiba. Eles montaram uma tenda em frente ao prédio oficial e também espalharam cruzes em áreas próximas ao local de concentração.

Na lista das contestações estão a atual gestão administrativa do sistema penitenciário estadual, a falta de segurança dentro dos presídios paranaenses e descontrole sobre os detentos, que, somente este ano, já realizaram 23 motins no estado. O último foi nesta terça (21), em Francisco Beltrão.

Segundo a vice-presidente do sindicato dos agentes (Sindarspen), Petruska Niclevisk Sviercoski, participam dos atos programados para esta quarta profissionais de todos os municípios do estado onde há unidades de detenção. A perspectiva é de que o protesto reúna, pelo menos, 200 pessoas.

Nesta manhã, os agentes fazem panfletagem na Avenida Cândido de Abreu, também no Centro Cívico. Mais cedo, eles realizaram um "algemaço" em frente ao Palácio das Araucárias, onde fica a Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju).

Procurada, a Seju disse que não há previsão de que os manifestantes sejam chamados, nesta quarta, para discutir a pauta de reivindicações. Segundo a secretaria, os pontos contestados pelos agentes vêm sendo discutidos há tempos.

A pasta informou ainda que está programada para as 15 horas uma reunião entre o governador Beto Richa (PSDB) e a secretária de Seju, Maria Tereza Uille Gomes. No encontro, eles irão discutir as reivindicações do Sindarspen.

Veja fotos do protesto

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.