A instituição Recanto do Tarumã, de Curitiba, formada por um lar de idosos e um centro de atenção à pessoa idosa, que arrecada doações de frutas, verduras e legumes, foi incluída no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa é de iniciativa do governo federal, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e, em Curitiba, o gerenciamento é feito pela Secretaria Municipal de Abastecimento, da prefeitura. A inclusão da organização ao programa ocorreu após a Gazeta do Povo divulgar que a entidade estava precisando de alimentos.
Segundo Lia Nara Paludo, superintendente da Secretaria Municipal de Abastecimento, em Curitiba o PAA atende restaurantes populares e entidades sem fins lucrativos. Os alimentos são adquiridos de pequenos produtores de Araucária, na Região Metropolitana, que os trazem, quinzenalmente, até um barracão localizado no bairro Xaxim. Lá, as entidades cadastradas no PAA se reúnem e fazem a partilha dos itens de acordo com o número de pessoas que estão sob seus cuidados.
Segundo a responsável pelo marketing do Recanto do Tarumã, Bianca Sabrina Silva, a repercussão da matéria publicada na Gazeta do Povo foi bastante positiva. “O retorno está sendo muito grande; nós não imaginávamos que a matéria daria essa repercussão toda”.
Bianca contou que várias doações foram recebidas nesta terça-feira (19) e muitas pessoas estão fazendo campanhas para ajudar o lar. “Estamos rindo à toa”, afirmou.
Serviço:
O Recanto do Tarumã fica na Rua Konrad Adenauer, 576, no bairro Tarumã. O telefone é (41) 3266-3813.
O cadastro do Recanto Tarumã será efetivado na quarta-feira (20), mas nesta terça-feira (19) a instituição já recebeu uma doação em caráter emergencial, de 50 kg de batata, 50 kg de cebola, 30 kg de repolho, 25 pães e 16 caixas de hortaliças e frutas variadas, que somariam aproximadamente 350 kg.
Em novembro de 2015, o programa destinou à cidade uma verba de R$ 1,27 milhão, que pode ser investido no período de um ano. Atualmente, 35 entidades de Curitiba são beneficiadas.
Continue ajudando o lar de idosos
Embora tenha conseguido o cadastro no PAA e recebido várias doações particulares, o Recanto do Tarumã reitera que donativos são sempre bem- vindos. A entidade também precisa constantemente de itens de higiene e limpeza, fraldas descartáveis geriátricas e leite.
Como participar do PAA
Os principais requisitos exigidos pelo Ministério para que uma entidade possa ser cadastrada no PAA é que ela contemple inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e sirva refeição no local.
Até o dia 15 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Abastecimento, em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), estará selecionando entidades candidatas para participar do programa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3350-3885 ou pelo e-mail smab@smab.curitiba.pr.gov.br.
Colaborou: Mariana Balan
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião