Pelo terceiro dia consecutivo o atendimento nas agências da Receita Federal (RF) em Curitiba e São José dos Pinhais, região metropolitana, foi precário em decorrência de falhas no sistema de computadores do órgão. Os serviços não foram totalmente paralisados, mas de acordo com dados pra própria RF, desde terça-feira, cerca de 1.500 pessoas deixaram de ser atendidas.
Segundo o delegado substituto da RF em Curitiba, Eduardo José Albuquerque, o serviço oscilou muito durante o expediente de atendimento ao público, que funciona das 9h30 às 15h. "Voltou o mesmo problema. O sistema ficou intermitente e muito instável pela manhã. O pessoal do Serpro (Serviço de Processamento de Dados) ainda está tentando identificar o que aconteceu".
Uma das saídas foi tentar isolar a rede da Delegacia e da Superintendência da Receita, mas nem isso funcionou. "Vamos aguardar amanhã para ver o que vai acontecer. As 16h30, por exemplo, o sistema voltou a funcionar normalmente, mas meia hora depois ficou instável novamente", explicou Albuquerque.
Ainda de acordo com o delegado da RF, o problema é localizado. "A falha está localizada na nossa delegacia na central, no Centro de Atendimento do Portão e em São José dos Pinhais. Todas no restante do Brasil estão funcionando. Continuaremos trabalhando para resolver esta falha", concluiu.
Os serviços que foram totalmente prejudicados foram os de emissão de Certidão Negativa, listagens de pendências fiscais, retificação de Darf (guia de pagamento) e pedido de cópia de declaração de imposto de renda. A RF mantém a recomendação para que o contribuinte evite procurar a delegacia nesta sexta-feira, já que o atendimento estará sobrecarregado.