Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carnaval 2011

Avenida Cândido de Abreu deixa de ser palco do carnaval de rua de Curitiba

Integrantes da escola de Samba Mocidade Azul em desfile na Av. Cândido de Abreu no Centro Civico | Marco André Lima / Gazeta do Povo
Integrantes da escola de Samba Mocidade Azul em desfile na Av. Cândido de Abreu no Centro Civico (Foto: Marco André Lima / Gazeta do Povo)

A Mocidade Azul, uma das mais tradicionais escolas de samba da capital paranaense, foi a campeã do carnaval de Curitiba 2011, o último realizado na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. No segundo semestre deste ano, a prefeitura começará a construção de um calçadão de 950 metros, entre o prédio da administração municipal e a Praça 19 de dezembro, o que vai inviabilizar os desfiles no local a partir de 2012.

Com o samba enredo "A felicidade pousou na Mocidade", a escola atingiu a pontuação máxima em 15 dos 17 itens avaliados, entre eles bateria, enredo e fantasia. A apuração foi ontem à tarde, no Memorial de Curitiba. Foi a 20.ª vez que a Mocidade levou o título – o último foi em 2000. A escola obteve 186 pontos. O presidente da escola, Altamir Jorge Lemos, lembrou que no ano passado a escola foi campeã do grupo B.

Em segundo lugar ficou a Embaixadores da Alegria, com o samba enredo "Mérica, que coisa é essa Mérica? Da fome às três santas felicidades...". A Acadêmicos da Realeza, campeã do ano passado, ficou em terceiro lugar com o samba enredo "De um ponto faz-se um conto... De trás pra frente é diferente e ponto!". A Leões da Mocidade ficou em 4.º lugar. De acordo com o regulamento do carnaval de Curitiba, apenas a escola que tiver média geral inferior a sete pontos é que passa a desfilar no grupo B. Como isso não ocorreu, em 2012, cinco escolas desfilarão no grupo principal.

No grupo B, a vencedora foi a escola Internautas, com o samba enredo "Uma dádiva da natureza". No ano que vem, a escola abre o desfile no grupo especial.

O frio e a chuva não afastaram o público da Avenida Cândido de Abreu na noite de sábado. Com 450 integrantes, três carros alegóricos e uma torcida animada, a Mocidade Azul fez um desfile impecável. Para abrir o desfile, a escola inovou e disparou uma bateria de fogos, o que animou o público de 20 mil pessoas.

Próximo carnaval

O local do próximo carnaval de rua de Curitiba ainda é um mistério. Uma das opções sugeridas pelos foliões que acompanharam o desfile ontem é a Rua Marechal Deodoro, que recebeu o desfile até 1996. "Naquela época, o carnaval era muito bom, acredito que deveria voltar para lá", disse o técnico eletricista Milton José de Souza, que acompanhou o carnaval com a família.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.