A Mocidade Azul, uma das mais tradicionais escolas de samba da capital paranaense, foi a campeã do carnaval de Curitiba 2011, o último realizado na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. No segundo semestre deste ano, a prefeitura começará a construção de um calçadão de 950 metros, entre o prédio da administração municipal e a Praça 19 de dezembro, o que vai inviabilizar os desfiles no local a partir de 2012.
Com o samba enredo "A felicidade pousou na Mocidade", a escola atingiu a pontuação máxima em 15 dos 17 itens avaliados, entre eles bateria, enredo e fantasia. A apuração foi ontem à tarde, no Memorial de Curitiba. Foi a 20.ª vez que a Mocidade levou o título o último foi em 2000. A escola obteve 186 pontos. O presidente da escola, Altamir Jorge Lemos, lembrou que no ano passado a escola foi campeã do grupo B.
Em segundo lugar ficou a Embaixadores da Alegria, com o samba enredo "Mérica, que coisa é essa Mérica? Da fome às três santas felicidades...". A Acadêmicos da Realeza, campeã do ano passado, ficou em terceiro lugar com o samba enredo "De um ponto faz-se um conto... De trás pra frente é diferente e ponto!". A Leões da Mocidade ficou em 4.º lugar. De acordo com o regulamento do carnaval de Curitiba, apenas a escola que tiver média geral inferior a sete pontos é que passa a desfilar no grupo B. Como isso não ocorreu, em 2012, cinco escolas desfilarão no grupo principal.
No grupo B, a vencedora foi a escola Internautas, com o samba enredo "Uma dádiva da natureza". No ano que vem, a escola abre o desfile no grupo especial.
O frio e a chuva não afastaram o público da Avenida Cândido de Abreu na noite de sábado. Com 450 integrantes, três carros alegóricos e uma torcida animada, a Mocidade Azul fez um desfile impecável. Para abrir o desfile, a escola inovou e disparou uma bateria de fogos, o que animou o público de 20 mil pessoas.
Próximo carnaval
O local do próximo carnaval de rua de Curitiba ainda é um mistério. Uma das opções sugeridas pelos foliões que acompanharam o desfile ontem é a Rua Marechal Deodoro, que recebeu o desfile até 1996. "Naquela época, o carnaval era muito bom, acredito que deveria voltar para lá", disse o técnico eletricista Milton José de Souza, que acompanhou o carnaval com a família.
- Curitibano prefere descansar no feriado do que cair na folia
- Carnaval em Curitiba também pode ser um bom negócio
- Caiobanda e desfiles de escolas de samba são os destaques de domingo no Litoral
- Nem chuva atrapalhou a folia da Matinbanda
- Blocos folclóricos abrem o tradicional carnaval de Antonina
- Águia aquece noite fria paulistana
- Vila Maria desfila com 3.200 membros
- Larissa Riquelme estreia no carnaval
- Gaviões faz apresentação tranquila
- Império encerra desfile do Grupo Especial
- Zumbis, monstros e múmias à solta em Curitiba
- Festa para toda a família nas matinês de carnaval em Curitiba