Os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia (à esq.); do STF, Joaquim Barbosa (centro) e o vic-presidente da República, Michel Temer (à dir.) prestam homenagem ao arquiteto| Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, lamentou nesta quinta-feira (6), por meio de nota, a morte de Oscar Niemeyer. No documento, Barbosa ressaltou a genialidade do arquiteto, cujas obras ajudaram a "projetar o nome do Brasil no exterior".

CARREGANDO :)

O ministro definiu Niemeyer como "um dos grandes expoentes da arquitetura moderna mundial", graças à "criação constante e revolucionária de novas formas de expressão arquitetônica".

"Homem de hábitos simples, notabilizou-se pela defesa dos ideários de liberdade e a busca incansável pela dignidade da gente brasileira", diz a nota.

Publicidade

Veja a nota do STF na íntegra:

"Nota de pesar

É com pesar e profunda consternação que tomei conhecimento da morte de Oscar Niemeyer, um dos maiores gênios e artistas que o Brasil já teve. Suas criações originais, unindo arquitetura e poesia, expressaram os limites elevados da genialidade brasileira e ajudaram a projetar o nome do Brasil no exterior. A criação constante e revolucionária de novas formas de expressão arquitetônica fez de Niemeyer um dos grandes expoentes da arquitetura moderna mundial. Homem de hábitos simples, notabilizou-se pela defesa dos ideários de liberdade e a busca incansável pela dignidade da gente brasileira. Neste momento de luto, em nome do Supremo Tribunal Federal, manifesto solidariedade aos familiares e amigos de Oscar Niemeyer."