A barragem do Rio Irai, na região de metropolitana de Curitiba, que estava fechada desde o fim de semana, voltou a ser aberta para o consumo de água. Porém, a água ainda pode ser racionada para os moradores da capital caso não haja economia.
A chuva do fim de semana aumentou muito pouco o nível das barragens. A represa do Piraquara está com 58% de capacidade e a do Irai apenas com 35% da água que poderia armazenar. As duas barragens garantem o abastecimento da maior parte da população de Curitiba.
Desde o fim de semana a Sanepar vinha fazendo a captação direto nos rios que fazem parte da bacia do Iguaçu. Com isso, a empresa conseguiu deixar as duas principais barragens fechadas, economizando água.
A população ganhou tempo. Mas nesta sexta-feira (14) as barragens foram novamente abertas, já que os volume de águas dos rios onde a captação vinha sendo feita baixou. Caso não chova nos próximos dias e a população não economize, o racionamento deve começar em breve.
Flagrante
É preciso economizar, mas nem todos respeitam o alerta. A reportagem do ParanáTV flagrou, na manhã desta sexta-feira, um edifício lavando a fachada com jatos de água. O serviço está sendo feito há quatro dias.
Sanepar dá dicas de economia de água para evitar o racionamento
Interatividade:
Você está economizando água? De que forma? Quais são as suas sugestões para ajudar na redução do consumo da água para que o racionamento seja evitado?
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora