O racionamento nem completou uma semana e já dá sinais de que não será suficiente para amenizar o grave problema de estigem que Curitiba atravessa. O consumo de água por parte da população ainda está alto, na avaliação da Sanepar. Os níveis das barragens que abastecem a capital e região metropolitana estão cada vez menores.
A companhia, de posse destes dados, concluiu: "se permanecer o mesmo nível de consumo e não chover, em 45 dias a barragem do Iraí entra em nível crítico". Iraí, assim como a Piraquara I, são as duas principais barragens que abastecem grande parte de Curitiba e região.
O nível de água nestas barragens caiu de terça (8) para quarta-feira (9). Segundo dados da Sanepar, em Iraí diminuiu dois centímetros - está 3,77m abaixo do normal. Na barragem Piraquara I, o nível de água reduziu nove centímetros em um dia.
Previsão de chuva
A chuva, que poderia ajudar a encher os reservatórios, está prevista para esta quinta-feira, quando uma frente fria ingressa no estado. Porém, "o volume de chuva deve ser baixo", alerta Marcelo Bauer, meteorologista do Instituto Simepar. Em Curitiba, região e Litoral, a previsão é de pancadas rápidas de chuva a partir da tarde desta quinta-feira, podendo se estender até o dia seguinte, quando a frente deixa o Paraná.
Companhia estuda medidas para evitar nível crítico em Iraí
A Sanepar informou que os técnicos, juntamente com a diretoria, estão estudando medidas para evitar que a barragem de Iraí entre em nível crítico. A companhia apela, mais uma vez, para que os consumidores reduzam o consumo de água.
Grupo 6
O racionamento de água iniciado pela Sanepar na última sexta-feira, e que não tem prazo para terminar, chegou aos bairros e cidades do Grupo 6 nesta quarta-feira (veja as regiões atingidas).
Grupo 7
Na quinta-feira, a partir de 14h, é a vez do grupo 7. Parte dos bairros Água Verde, Capão Raso, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Parolin, Pinheirinho, Seminário e V.Izabel ficarão sem água. Além destes, Santa Quitéria, Lindóia, Novo Mundo e Portão serão afetados de forma integral. O fornecimento de água será reestabelecido aproximadamente às 16h de sexta-feira para os bairros do grupo 7. Ainda na sexta, o grupo 1 volta a ter a água racionada.
Outros grupos do rodízio
As pessoas que ainda não sabem a que grupo seus bairros pertencem podem se informar no site da sanepar. Também podem consultar a escala do rodízio pelo telefone 115, no escritório de atendimento ao público (Travessa Alfredo Bufren, n.º 325, em frente à Praça Santos Andrade) e nos demais escritórios da Sanepar nas Ruas da Cidadania. Deve-se ter sempre o número da matrícula em mãos.
Saiba a quantidade de água que você gasta nas atividades diárias
Interatividade:
Você, que é dona de casa, comerciante, empresário, etc. - enfim que tem um estabelecimento - como o racionamento de água tem afetado sua vida? Deixe um telefone para um possível contato para uma reportagem. Conte sua história.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora