Produtos de higiene e limpeza, alimentos e água são as maiores necessidades dos desalojados
- 200 pessoas trabalham na limpeza das BRs 376 e 101
- Está acolhendo desalojados de SC? Conte-nos sua história
- Saiba como ajudar a população atingida pelas chuvas em SC
- Em Itajaí, população tenta invadir Corpo de Bombeiros
- Bancos recebem mais de R$ 1,2 milhão em doações para vítimas da chuva em SC
- Chuva deixa 97 mortos em Santa Catarina
Os paranaenses já enviaram 150 toneladas de donativos para ajudar cerca de 1,5 milhão de pessoas que foram afetadas pelas enchentes em Santa Catarina. Segundo a previsão do Corpo de Bombeiros, 15 caminhões carregados de doações devem deixar Curitiba ainda nesta quinta-feira (27). O número de veículos disponíveis para o transporte dos produtos, porém, não é suficiente e por isso os bombeiros pedem ajuda de voluntários para fazer o transporte.
Os proprietários de caminhões que quiserem ajudar devem se cadastrar pelo telefone (41) 3350-2614. O telejornal ParanáTV 1ª edição mostrou o exemplo do caminhoneiro Neri José. Ele é catarinense e está em São Paulo entregando uma carga. Na volta, com o caminhão vazio, resolveu transportar os donativos até as cidades atingidas. A população interessada em doar pode procurar qualquer quartel do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar do Paraná para entregar alimentos, produtos de limpeza e de higiene, roupas, sapatos e agasalhos, até utensílios domésticos e móveis.
A principal necessidade, segundo a Defesa Civil catarinense, é de água potável, já que em muitos locais as redes de abastecimento estão danificadas.
Os endereços e telefones de todos os quartéis podem ser consultados pelo site do Corpo de Bombeiros do Paraná. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 199, da Defesa Civil.
Doações em dinheiro
A Defesa Civil de Santa Catarina está recebendo doações em dinheiro para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas. Os interessados em contribuir com qualquer quantia podem depositar o valor no Banco do Brasil (BB), agência 3582-3, conta corrente 80.000-7; no Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), agência 068-0, conta corrente 80.000-0; ou ainda no Banco Bradesco , agência 0348-4, conta corrente 160.000-1. O depósito deve ser creditado ao Fundo Estadual de Defesa Civil-Doações.
É necessário prestar atenção no momento de doar dinheiro. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta a população para tomar cuidado com falsas mensagens de ajuda, enviadas por e-mail, divulgando números de contas bancárias para depósitos de doações. O órgão informa que não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio aos desabrigados. Para mais informações, os interessados podem telefonar direto para a Defesa Civil de Santa Catarina, pelo número (48) 4009-9883.
Também colaborou para ajudar as vítimas das chuvas em Santa Catarina ou pretende colaborar? Deixe seu comentário abaixo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora