O 13º Juizado Especial da Fazenda Pública de Curitiba determinou, na tarde desta sexta-feira (18), o destino dos cães encontrados num canil irregular no bairro Boa Vista no fim de setembro. De acordo com a decisão, os cães de grande porte serão encaminhados à Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac) e os de pequeno porte ficarão sob responsabilidade de um canil em São José dos Pinhais.
A proprietária do canil irregular também deve pagar uma multa de R$ 8 mil a ser revertida em material veterinário que deve ser disponibilizado à Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba (RDPA). A Spac fará a castração dos animais, para depois encaminhá-los à adoção.
A presidente da Sociedade, Soraya Simon, afirmou em entrevista recente à Gazeta do Povo que acreditava que o caso era uma importante luta contra a criação comercial de animais. "Essa prática tem que ser restringida ao máximo, porque ela priva os animais de conviver com uma família e, consequentemente, impossibilita que eles tenham uma família", disse.
A proprietária do canil foi contatada pela reportagem, mas não foi localizada até as 21h desta sexta-feira.
Entenda o caso
No fim de setembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) encontrou um canil irregular com 122 cães no bairro Boa Vista. Segundo o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da secretaria, as condições no local estavam precárias, o que prejudicava a saúde dos animais.
Por determinação da justiça, a proprietária do local indicou um canil em São José dos Pinhais para receber os cachorros de pequeno porte e, até esta sexta-feira, os de grande porte permaneceram sob sua responsabilidade. À Gazeta do Povo, ela afirmou, no começo de outubro. que faltava pouco para seu estabelecimento ser regularizado e que ela já teria dado entrada na documentação necessária para isso.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora