O calor dá uma trégua no fim de semana e chuvas isoladas podem ocorrer em Curitiba nos próximos dias. Os termômetros que ultrapassaram os 30ºC em quase todos os dias das últimas semanas, na capital do estado, ficam em máximas que vão de 22ºC, no sábado, a 24ºC no domingo. A previsão é do Instituto Tecnológico Simepar.
Veja o ensaio fotográfico da chuva nesta sexta-feira em Curitiba
Fernando Mendes, meteorologista do Simepar, alerta para a possibilidade de temporais em pontos isolados da cidade durante o fim de semana. "Temos uma frente fria em atuação na região Sul do país, depois de um longo período sem a ocorrência desse fenômeno. Esse sistema traz quadro de instabilidade e potencializa o risco de temporal localizado, principalmente à tarde já nesta sexta."
Para os próximos dias, segundo Mendes, após a chance de temporais na sexta, o sábado deve começar com condições mais estáveis. À tarde há mais chance de chover na capital, com risco de trovoadas. As condições ficam mais instáveis no domingo, quando o tempo muda a qualquer hora. Na segunda, voltam os dias típicos de verão, com chuvas passageiras.
Litoral
No Litoral do Paraná, por causa da umidade, as chances de chuvas fortes com trovoadas são maiores, mas também acontecem de forma espalhada. A diferença, segundo Mendes, é que em algum momento podem ocorrer pancadas mais duradouras. O fenômeno ocorre porque o eixo de deslocamento da frente fria está mais próximo do litoral paranaense, o que deixa o tempo mais instável que em outras regiões.
Paranaguá terá mínima de 23ºC e máxima de 26ºC no sábado. No domingo, a menor temperatura deve ser de 21ºC e o período mais quente pode registrar até 27ºC.
Interior
No interior do Paraná, o tempo segue parecido com o que acontece nos últimos dias, chuvas rápidas a qualquer hora em pontos isolados e sol na maior parte do dia. O calor atenua um pouco, com máximas menores que as registradas nas últimas semanas. No sábado, faz 28ºC, em Maringá; 27ºC, em Foz do Iguaçu; 24ºC, em Guarapuava; e 23ºC, em Ponta Grossa.
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
A Califórnia está abandonando a esquerda
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião