Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara dos Deputados

Candidatura de Fruet deve dar unidade ao PSDB

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR), que anunciou oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, disse que o partido está caminhando para a unidade. O deputado contou que tem o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dos governadores Aécio Neves, de Minas Gerais, José Serra, de São Paulo, e da governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius.

"Estou tendo um retorno inesperado sobre a minha candidatura. Hoje (quarta-feira) devo conversar com o presidente do partido, Tarso Jereissati, com Teotônio Vilela e com o ex-governador Geraldo Alckmin", afirmou.

O próprio líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Júnior (BA) que na semana passada anunciou apoio da legenda à candidatura do petista Arlindo Chinaglia (PT-SP), voltou atrás e declarou apoio ao paranaense.

Além dos tucanos, Fruet busca apoio do PPS, PFL e até mesmo de alguns deputados do PMDB. "O Jungmann (deputado Raul Jungmann) me disse que a executiva nacional do PPS apóia a minha candidatura e que iria conversar com a bancada. Ontem (terça-feira) conversei com o Rodrigo Maia, líder do PFL. O PDT não se definiu ainda, mas eles devem apoiar o Chinaglia", contabilizava. "A prioridade é fazer contato com os líderes (da Câmara)", completou.

Além dos tucanos, Fruet espera apoio de deputados federais do Paraná. "Sem dúvida. Vou trabalhar para isso, mas vou respeitar a opinião de cada um", comentou. Para Fruet, a chegada de um paranaense na presidência da Casa daria maior visibilidade do Paraná no cenário nacional e fortaleceria as lideranças do estado. Caso eleito, Fruet seria o primeiro paranaense na presidência da Câmara dos Deputados.

Fruet adiantou que não prometeu nada em troca de voto. "O Aldo (Rebelo - PCdoB) está denunciando que o Chinaglia está trocando votos por vagas em ministérios", disse. "Eu defendo uma presidência autônoma, respeitando o governo", resumiu.

Apesar de todo o apoio que vem recebendo, a candidatura de Fruet ainda não é definitiva. Na próxima terça-feira, às 14h, o PSDB se reúne para oficializar seu apoio a uma das três candidaturas. Essa reunião será decisiva para a manutenção da candidatura do tucano paranaense.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.